ESF do Horto realiza evento pelos três anos da unidade de saúde

14/06/2019 14:31:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: João Barreto

Serão realizadas ações de educação de saúde sobre hipertensão e diabetes

A equipe da unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF), do bairro Horto, realizará, na segunda-feira (17), festa junina que irá envolver os profissionais e os usuários, às 17h. O evento também faz parte das comemorações pelos três anos do posto.

De acordo com a gerente da unidade, a enfermeira Kissila Verônica de Araujo, além das brincadeiras, músicas e comidas típicas, a festa manterá a proposta da Estratégia que é a promoção e prevenção de doenças. “Estaremos com algumas ações de educação em saúde, orientação sobre hipertensão, diabetes e aferição de pressão”, contou.

Kíssila acrescentou que o objetivo da confraternização é aproximar e fortalecer o vínculo entre a comunidade e os profissionais. “Toda organização está sendo feita em parceria com os usuários, cada um vai colaborar para que tudo saia perfeito”, disse, ressaltando que a festa proporcionará um momento de lazer.

A unidade do Horto conta com uma equipe formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde (ACS) e equipe de apoio. O espaço é composto por sala de curativo, sala de vacinação, consultórios, além de recepção e banheiros.

ESF - A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da atenção básica no país, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS). É definida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades.