Espaço de Convivência e Cultura de Macaé oferece atividades virtuais

13/07/2020 13:13:00 - Jornalista: Carla Cardoso

As atividades do Coral seguem no Centro de Convivência

Mesmo em tempos de pandemia e, adequando-se à realidade que vivemos, a Casa da Convivência, vinculada à Secretaria de Saúde, prossegue com seu objetivo: oferecer espaços de sociabilidade, estratégicos para os tratamentos em saúde mental. Aprimorando seu atendimento, o Espaço de Convivência e Cultura (um dos dispositivos da unidade, com o Programa de Tabagismo e uma parte do Programa de Obesidade), é um dos projetos contemplados pelo Fundo Emergencial de combate a Covid-19 /Inova Fiocruz.


Com outros Centros de Convivência do Estado do Rio de Janeiro (Cecos), oferecerá, a partir desta segunda (13) atividades de forma virtual. Os encontros serão feitos por meio do Google Meet e os links são enviados para cada participante do grupo.

A fonoaudióloga Luciana Aguilar da Costa Lago e o psicólogo Alexandre Vasilenskas Gil são os coordenadores do dispositivo que pertence ao Programa de Saúde Mental. Eles comemoram o edital que vai fomentar o atendimento em grupo, em conjunto com os coletivos Núcleo de Convivência IFRJ, Coletivo Convivência UFRJ, Os Cecos de Niterói, Zona Oeste, Carmo, Trilhos do Engenho e do Museu Bispo do Rosário.

"Isso significa que o Centro de Convivência de Macaé irá participar junto com outros Cecos do estado em uma atividade financiada pelo Ministério da Saúde e organizada pela Fundação Osvaldo Cruz. Poderemos oferecer atividades online para pessoas que estão em casa em distanciamento social, estaremos mantendo laços já criados antes da pandemia e construindo novos laços. O projeto Cantos e Contos é uma das oficinas promovidas pelo nosso grupo, uma atividade em que a fonoaudiologia está presente, oferecendo cuidados vocais, técnicas e exercícios para promover uma boa voz cantada", ressalta Luciana.

O Centro de Convivência é um dispositivo da Rede de Atenção Picossocial (RAPS), cujo objetivo é ser espaço de inclusão social, de articulação com Rede de Atenção à Saúde, em especial à Rede de Atenção Psicossocial, onde é oferecido espaço de sociabilidade, de convívio e sustentação das diferenças na comunidade. É, também, um espaço de produção e de intervenção na cultura e na cidade.

Os horários das oficinas do Espaço de Convivência e Cultura de Macaé estão a seguir. Lembrando que os encontros serão feitos por meio do Google Meet e os links são enviados para cada participante do grupo.

Terças-feiras, 9h (de 15 em 15 dias) - Projeto Contos e Cantos

Terças-feiras, 9h (de 15 em 15 dias) - Oficina de Violão para iniciantes

Terças-feiras, 10h - Terapia Comunitária Integrativa

Quartas- feiras, 9h - Oficina de Capoeira

Sextas-feiras, 8h - Tai chi chuan

Centros de Convivência Virtual

Com o isolamento devido à pandemia da Covid-19, foi necessária a paralisação das atividades coletivas presenciais oferecidas pelos Cecos do Estado do Rio. Esse edital de fomento visa auxiliar à promoção da saúde e redes de afeto dos participantes, com o uso de tecnologias digitais, oferecendo um espaço de encontro coletivo virtual e um canal de interação alternativo aos encontros presenciais.

A partir do dia 20/07, a Agenda Conviver será lançada para o público em geral no endereço do site http://centrodeconvivenciavirtual.com.br. Os interessados podem fazer contato pelo email agenda@centrodeconvivenciavirtual.com.br.