Estudantes da UFRJ promovem ações de saúde para servidores

12/06/2018 17:43:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rui Porto Filho

Cálculo do índice de massa corporal e da glicemia capilar são realizados

Quarenta estudantes de enfermagem e obstetrícia do Campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Macaé e equipe de professores estão realizando para a população, gratuitamente, atividades como aferição de pressão arterial, cálculo do índice de massa corporal, glicemia capilar, circunferência abdominal, orientações em saúde e exames físicos. Nesta terça-feira (12), eles estiveram no hall do Paço Municipal, entre 13h30 e 16h. Lá, também marcarão presença todas as segundas e terças-feiras do mês de junho (dias 18, 19, 25 e 26).


Segundo as professoras Gláucia Valadares e Gláucia Formoso, o principal objetivo das atividades é compartilhar saberes com a população a respeito de estilo e qualidade de vida e promoção da saúde, com vistas ao bem-estar integral do cidadão. "Estes mesmos trabalhos têm sido feitos há nove anos na cidade. Estivemos ultimamente em locais como a Secretaria de Educação, Guarda Ambiental, Cidade Universitária, Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem/UFRJ) e outras entidades", conta Gláucia Valadares.

Questões como alimentação saudável para resgatar benefícios em prol de uma saúde integral (corpo e mente) estavam presentes em banner no salão do paço. Havia também cartaz ilustrativo mostrando como ter cuidados adequados sobre hipertensão. Outro tratando de tema sobre Índice de Massa Corporal (IMC), circunferência abdominal, obesidade e gordura localizada. Assuntos sobre glicemia capilar ainda foram abordados, focalizando a prevenção de diabetes.

Para Janaína Silva, microempreendedora, o trabalho das futuras enfermeiras ajuda a população a ter cuidados com a saúde. "Foi bom fazer os exames e saber que tudo está bem com minha saúde", avisa.



Fotos Relacionadas