Evaldo costa recebe plantio de espécies nativas

06/06/2018 14:15:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

O plantio priorizou espécies de crescimento mais verticalizado, de copa menos densa e mais aberta

A programação da Semana do Meio Ambiente continua com o plantio de 360 mudas de espécies nativas na avenida Evaldo Costa, em Macaé. A arborização começou nesta quarta-feira (6) e prosseguirá até a próxima semana. O plantio do Corredor Verde teve a presença de crianças, jovens e terceira idade. O projeto foi idealizado por engenheiros florestais da Coordenadoria de Arborização e Paisagismo, da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade.

As espécies nativas são Pau Formiga, Pau Mulato e Lanterneira, apropriadas para a arborização urbana. O secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Gerson Martins, destacou que a iniciativa é uma política pública ambiental.

"A via tem cerca de três quilômetros e não era arborizada. O plantio traz conforto ao cidadão. O objetivo é trazer o verde natural para a área urbana integrando urbanização e meio ambiente, além de propiciar uma melhor qualidade de vida para os moradores", acrescentou o secretário.

De acordo com informações da coordenadoria de Arborização e Paisagismo da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, o plantio priorizou espécies de crescimento mais verticalizado, de copa menos densa e mais aberta, para não prejudicar o cone de iluminação e proporcionar uma melhor qualidade paisagística.

A empresária Telma Hernandez é moradora do bairro há 49 anos e falou sobre a importância do corredor verde. "Além da sombra que a árvore traz, ela é acolhedora e reduz a poluição sonora. Estamos criando um grupo de moradores voluntários para cuidarmos das árvores por amor a nossa cidade e herança para nossos netos", frisou a voluntária.

Para a terapeuta familiar Sônia Cavour, também voluntária, a iniciativa é fundamental para o convívio com a natureza. "A área verde proporciona um bem-estar físico e emocional para crianças, jovens e terceira idade". O estudante Luan Oliveira, 12 anos, confirmou a importância do plantio. "Gostei muito de contribuir com o meio ambiente. A árvore vai trazer mais sombra", acrescentou.

A execução é feita por empresas como medida compensatória de acordo com Lei Municipal 3.010/2007, como contrapartida do habite-se ambiental por construções de residências e/ou estabelecimentos comerciais.

Além da Evaldo Costa, o trabalho também está sendo realizado em outros pontos da cidade. Somente este ano, outras 700 mudas foram plantadas em locais como a Avenida Industrial, Linha Vermelha, Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) e Avenida Aloísio da Silva Gomes.


Fotos Relacionadas