Exame para Certificação de Competências com inscrições abertas

11/04/2018 14:14:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho

Avaliação será aplicada pelo Inep no dia 5 de agosto

Começam na segunda-feira (16) as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2018). Os interessados devem se cadastrar até o dia 27 deste mês no endereço portal.inep.gov.br/encceja. Podem se cadastrar adolescentes a partir de 15 anos interessados em concluir o Ensino Fundamental e jovens acima de 18 anos, que desejam a certificação do Ensino Médio.

A avaliação será aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no dia 5 de agosto, em cidades definidas pela organização do Encceja, nos turnos da manhã e tarde. A rede municipal está incentivando os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que estão em defasagem idade-ano de escolaridade e desejam acelerar o processo escolar e conseguir ainda este ano o certificado de competência para o Ensino Fundamental ou Médio. Ou seja, ele pode obter a conclusão de um desses ensinos.

Dez alunos de unidades municipais como Polivalente Anísio Teixeira foram aprovados no ano de 2017 no Encceja. Na lista de bons resultados está o aluno Ígor de Almeida Rodrigues, do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel. Ele estuda no ciclo V da EJA (8º e 9º anos) e, segundo o diretor da unidade, Éder Peçanha, se tornou inspiração para outros estudantes. "Neste ano, vamos continuar motivando os alunos a participar do exame", pontuou.

A diretora adjunta do Colégio Municipal Polivalente Anísio Teixeira, Jaqueline Amaral dos Santos Nery, observou que a prova já está movimentando a escola. "Vamos utilizar o material disponibilizado pelo Ministério da Educação (Mec) para estudar com os alunos", explicou.

EJA se mobiliza para a prova

Escolas que contam com a Educação de Jovens e Adultos estão mobilizando professores para trabalhar questões das provas anteriores do Encceja. Entre as unidades estão Colégio Municipal Maria Letícia Santos Carvalho, Ciep Municipal Maringá, Colégio Municipal Aroeira e Polivalente Anísio Teixeira.

A avaliação para o Ensino Fundamental contará com 120 questões de Português, Matemática, Ciências, História e Geografia. Já a prova para o Ensino Médio vai abranger as disciplinas de Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma redação.

O Encceja 2018 é reconhecido por tornar os objetivos dos alunos alcançáveis, principalmente daqueles que desejam melhorar a vida pessoal e financeira. Outras propostas são avaliar as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou no processo formal.

Quem quiser recuperar o tempo perdido nos estudos, também pode se cadastrar na EJA da rede municipal. Em Macaé, 19 escolas municipais atendem cerca de 3 mil estudantes na modalidade.

Para se inscrever, basta comparecer no setor de Pré-Matrícula da secretaria de Educação, que funciona na Rua Antero Perlingeiro, 402 - Centro. No local, o candidato é orientado em relação às escolas e quantitativo de vagas que são ofertadas.