Exposição e palestras para crianças agitam CMC

29/09/2005 15:05:28 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Doze telas sobre o meio ambiente estarão sendo expostas na Galeria Hindemburgo Olive, até o dia cinco de outubro. São trabalhos da artista plástica Vera Patury. A mostra se inicia a partir de um quadro subdividido em três peças, que representa a lenda Maia que previa a degeneração do planeta a partir de 2001.

A artista explica que, segundo a lenda, os deuses teceram uma rede para proteger a natureza. Assim, a artista mostra sua obra envolta a uma malha, que simboliza a consciência e a proteção da Terra. Também há duas peças em fibra (tapeçaria) como alusão à mata Atlântica. “Esta mata é importante para a preservação de nossas águas”, enfatiza.

Além da exposição, o projeto “Planeta Água” também está atendendo a cerca de 720 crianças de oito aos 14 anos de idade. Através de palestras com o uso de um telão, Vera busca sensibilizar, informar e mobilizar estas crianças sobre as questões relativas à água.

A apresentação consiste em explicar a origem e o desenvolvimento da terra, o big bang, a formação dos mares, a evolução da vida, os usos da água, a poluição entre outros. No final, fotos do fotógrafo Rômulo Campos mostram para as crianças as águas de Macaé. O ciclo de palestras com áudio visuais termina nesta sexta-feira (30).

Este projeto foi levado a 40.000 crianças da Itália, França e cidades do estado de São Paulo. Em junho de 2005, Vera Patury foi premiada no festival de Cannes, França. A premiação deu-se devido à arte, a criação e ao trabalho voltado ao Meio Ambiente. Na ocasião, estiveram presentes 18 universidades do mundo inteiro.

A empresa Krest, com escritório em Macaé, está patrocinando o Projeto Planeta Água na cidade, visando contribuir para o desenvolvimento sustentável do município em participar deste trabalho de conscientização junto às crianças de Macaé e de seus visitantes, protegendo este patrimônio para as futuras gerações.

“Nosso objetivo é dar continuidade ao Projeto, levando-o a outros municípios do estado do Rio de Janeiro. Para isso contamos com o apoio da empresa Motriz do Rio de Janeiro”, conclui Vera Patury.