FAS e empresas promovem festa de Páscoa para crianças do Pró-Vida Cidadã

07/04/2006 11:48:42 - Jornalista: Alexandre Bordalo

As 200 crianças atendidas pelo projeto Pró-Vida Cidadã nos pólos nos bairros Botafogo e Parque Aeroporto estão comemorando a Páscoa, em festas organizadas pela Fundação de Ação Social, em parceria com diversas empresas. As festas serão na terça-feira (11), no Botafogo, onde irão 100 meninos e meninas e na quarta-feira (12), no Parque Aeroporto, com outras 100.

Haverá muita música, animação, teatro, mesas decoradas e distribuição de ovos de Páscoa, é claro. As festas acontecem em dois turnos: manhã e tarde. Assim, a garotada poderá ir à escola em um período e participar da festa no outro. As empresas que, motivadas pela responsabilidade social, estão atuando em prol dos eventos, junto com a FAS, são: Kria-Frio Refrigeração, Ferpan, Supermercados Souza, Gráfica Real e Pontal Material de Construção.

Nesta semana, as 100 crianças do pólo da Nova Holanda participaram da festa com apoio da Pride do Brasil, na Casa de Festas Mundo dos Sonhos.


Pró-Vida Cidadã

O Projeto Pró-Vida Cidadã tem o objetivo de evitar que 300 crianças, com idades entre 07 e 13 anos e 11 meses, de famílias em situação de vulnerabilidade social, fiquem nas ruas. A FAS, presidida por Fernando Horta, administra o projeto nos bairros de Botafogo, Nova Holanda e Parque Aeroporto.

Nos trabalhos desenvolvidos para crianças e adolescentes nos pólos, onde funcionam, inclusive, quadras para futebol de salão e outros esportes, há atividades lúdicas e recreativas, que acontecem durante o ano letivo.

Nas atividades – educação física, música, artes, teatro, capoeira e reforço escolar em português, matemática, leitura, higiene e saúde e ética e cidadania – existe fundamentação teórica para formar cidadãos conscientes. As crianças estudam em suas escolas em um período do dia e no outro participam de diversas ações nos pólos.

Segundo a coordenadora pedagógica dos projetos Pró-Vida Cidadã, Alessandra Gonçalves, as atividades têm metas de levar conhecimento às crianças, através de trabalhos sócio-educativos. Ela também reforçou que o projeto visa disseminar nos meninos e meninas valores que lhes dêem base, formando-os cidadãos críticos e pensantes para atuarem na sociedade, com identidade cultural.

Nos três pólos, acontece a atuação de equipe técnica formada por assistentes sociais e psicólogas para prestar auxílio às crianças e suas famílias. As profissionais fazem um trabalho psicossocial, envolvendo também as mães. Como conseqüência as profissionais visitam as casas, acompanhando o desenvolvimento social, cultural, psicológico, familiar e esportivo das crianças e adolescentes.