Febre amarela: Casa da Vacina imuniza sem agendamento

18/05/2017 10:10:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Rui Porto Filho

Cidade já registrou 176.893 pessoas imunizadas

A Casa da Vacina inicia hoje (18) nova estratégia de imunização contra a febre amarela. A partir de agora - assim como já vem sendo adotado na região serrana -, não haverá mais agendamento nesta unidade, bastando apenas o comparecimento com o comprovante de residência. Para quem já realizou o agendamento neste posto, a orientação é para retorno mesmo antes da data marcada. Em Macaé, até o momento, 176.893 pessoas já foram vacinadas contra a doença.

Para as demais Estratégias da Saúde da Família (ESFs), situadas no perímetro urbano, o agendamento permanece. Já na serra, as cinco unidades de ESFs do Sana (Rua José Jesus Júnior – S/Nº); Bicuda Grande (Rua Principal – S/Nº); Córrego do Ouro (Rua Miguel Peixoto Guimarães – S/Nº), Frade (Rua Principal – S/Nº) e Trapiche (Rua João Manoel da Silva, S/Nº) também administram as doses sem a necessidade de agendar.

A coordenadora de Vigilância em Saúde, Ana Paula Dal-cin, reforça a necessidade de que o público serrano procure os postos, principalmente os idosos.

- A nossa atenção na serra tem sido voltada para a população idosa. É preciso que os familiares se conscientizem da importância da imunização para essas pessoas, principalmente pelos sintomas da doença serem mais acentuados e agressivos para quem tem mais de 60 anos. Os dois casos confirmados de febre amarela no município foram de moradores da região serrana, por isso, é fundamental que todos dessa área sejam vacinados - alerta Ana Paula, acrescentando que a procura pela vacina por idosos na serra ainda é pequena.