Febre amarela: vacinação na serra será estendida

09/05/2017 11:33:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Moisés Bruno - Arquivo Secom

Todos os moradores da região serrana devem procurar um dos cinco postos de vacinação

Nesta segunda-feira (8), Macaé recebeu a confirmação de um caso de febre amarela, de uma moradora de Cachoeiros de Macaé que já está em casa e passa bem. Com a ocorrência, a região serrana do município entrou na área de recomendação da vacina e a Secretaria de Saúde inicia nesta terça-feira (9) uma nova estratégia de imunização. A partir de agora, todos os moradores da serra macaense devem ser vacinados - mesmo os que eram considerados contraindicados, como grávidas e pessoas com mais de 60 anos. Para receber a vacina é necessário apresentar o comprovante de residência.

Macaé já imunizou cerca de 175 mil pessoas contra a doença. Na região serrana, a vacina está disponível em todas as unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF): Sana (Rua José Jesus Júnior – S/Nº); Bicuda Grande (Rua Principal – S/Nº); Córrego do Ouro (Rua Miguel Peixoto Guimarães – S/Nº), Frade (Rua Principal – S/Nº) e Trapiche (Rua João Manoel da Silva, S/Nº).

Para os moradores do perímetro urbano, a vacinação também prossegue, mas, apenas para o público-alvo, ou seja, mantendo a restrição para os casos em que a vacina não é recomendada. Nestes casos é necessário se dirigir à unidade mais próxima da residência para agendamento, também portando o comprovante de residência. Quem não tem ESF perto de casa, o agendamento pode ser feito na Casa da Vacina, Rua Antero Perlingeiro, 76, Centro.

A Coordenação de Vigilância em Saúde de Macaé ressalta que não há prejuízos na administração da vacina contra a febre amarela em conjunto com a da gripe, cuja campanha segue até o dia 26 maio.