Feira de Responsabilidade discutirá sustentabilidade no mundo

18/06/2018 11:39:00 - Jornalista: Assessoria do evento

Foto: Guga Malheiros - Arquivo Secom

'Sustentabilidade no mundo em transição' será o tema deste ano, com foco na qualidade de vida e cidades inteligentes

A décima primeira Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos, uma realização da Revista Visão Socioambiental e parceiros, começa nesta terça-feira (19) e vai até quinta-feira (21), das 14 às 21 horas, na Cidade Universitária. O tema do Fórum será “Sustentabilidade no mundo em transição”.

Entre os assuntos que serão abordados estão as tendências de inovação na economia e nos modelos de negócios emergentes, com foco no desenvolvimento sustentável; as profissões mais promissoras da próxima década e o sistema educacional para as novas gerações.

As tecnologias da informação e comunicação estão mudando as relações de trabalho, ampliando as perspectivas para atividades laborais focadas na inovação e na criatividade compartilhadas. A preservação dos recursos naturais para garantir a sobrevivência da economia, da sociedade e da própria vida no planeta será abordada.

Outras questões serão debatidas como inclusão social, uma nova agenda para o desenvolvimento, recursos hídricos, agricultura orgânica, qualidade de vida, coleta seletiva, cidades inteligentes, democracia nas redes, sustentabilidade do meio e música e conhecimento - um ativo para a transição, voluntariado como prática cidadã.

Uma pesquisadora do Nupem/UFRJ vai contar como foi a sua experiência na Antártida e, além da já consagrada Mostra Cenário Ambiental, também estarão presentes professores/pesquisadores e alunos do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental (Nupem/UFRJ) com a realização de workshops nos três dias do evento.

Além disso, na terça-feira, haverá um painel reunindo representantes empresariais e das universidades para discutirem meios de viabilizar uma contribuição mútua capaz de alavancar a inovação e o desenvolvimento regional, com o Projeto Repensando Macaé. Trata-se de uma iniciativa pioneira que conta com o apoio da Firjan e da Rede Petro Bacia de Campos, que também terá um espaço no Fórum do evento para debater a sustentabilidade das pequenas e médias empresas.

Na quarta-feira (20), a partir das 19 horas, acontecerá um Sarau de Poesias com autores de Macaé e região, e no último dia (21), a XI Feira de RSE será encerrada com uma grande festa junina da Cidade Universitária, com a confraternização dos participantes, alunos e professores. Ainda estão previstos o Bazar de Dona Maria Klonowska, a Feira da Gratidão, a Feira da Região Serrana e exposição de artes plásticas. A entrada é franca.

Programação

Terça-feira, 19 de junho

- 13h – Solenidade de Abertura.

- 14h40/15h20 – Palestra de Abertura: “Brasil 21 – Uma Nova Ética para o Desenvolvimento”.

José Chacon de Assis – Conselheiro da Federação das Associações de Engenheiros e Arquitetos do RJ e Coordenador Nacional do Movimento da Cidadania pelas Águas.

- 15h30/16h30 – Painel: “Inclusão em Áreas de Vulnerabilidade Social: a Experiência de Medellin”.

Marilena Garcia – Professora, ex-vice-prefeita e ex-secretária de Educação de Macaé.

- 16h40/18h10 – Painel:"Inovação, Desenvolvimento e Meio Ambiente: Repensando Macaé".

José Walmir Moreira Dias (Comissão Municipal da Firjan), Saulo Bichara Mendonça, professor Adjunto da UFF, Pós Doutor em Direito pela UERJ e Doutor em Direito pela UVA, Ziney Marques, engenheiro e Mestre em Tecnologia, Newton Estevão de Amorim Neto, engenheiro atuando junto ao curso de Engenharia da UFRJ Campus Macaé, Martinho Santafé, jornalista, ambientalista.

- 18h15/19h – Palestra: “Ativando a Regeneração: Centros, Pessoas e Recursos”.

Thais Coral – Fundadora do Sinal do Vale e guardiã da RPPN Mário e Alba Corral. Inovadora social, reconhecida liderança internacional no campo da Sustentabilidade; mestre em Políticas Públicas (Universidade e Harvard).

Quarta-feira, 20 de junho

- 14h30/15h10 – Palestra: “Transparência, Sustentabilidade e Controle Social: Democracia nas Redes".

Hamilton Garcia – Doutor em História, mestre em Ciência Política, professor e pesquisador do Centro de Ciências do Homem da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).

- 15h15h/16h10 – Painel: “Novas Plataformas de Ensino e os Desafios do Século XXI”.

Palestrantes: Guto Garcia – Professor da UFRJ, ex-secretário de Educação e vereador de Macaé; Luciano Garcia Mangueira - Mestre em Sistemas de Gestão da Qualidade Total, Pós-Graduado em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas e Bacharel em Ciência da Computação. Professor da FeMass e consultor em Gestão e Estratégia de Dados.

- 16h15/17h15 – Painel: “Resíduos Sólidos: Coleta Seletiva e Reciclagem”.

Maurício Passeado – Técnico de Meio Ambiente; Júlia Rolim Feitosa – Mestre em Engenharia Ambiental, coordenadora do Movimento Recicla Macaé; Jorge Vicente - Jornalista, bacharel em Direito, especialista em Marketing, pesquisador da questão dos resíduos sólidos e emprego, representando a UFF.

- 17h20/18h

Palestra: “Sustentabilidade do Meio & Música”. João Carlos Schettino de Castro - Técnico de Segurança no Trabalho da Petrobras/UO-BC.

Quinta-feira, 21 de junho

- 14h30/15h10 – Palestra: “Conhecimento: um ativo para a transição”.

Glauco Nader – Graduado em Ciências Econômicas, mestrado e doutorado em Planejamento Urbano e Regional.

- 15h15/16h – Palestra: “O Nupem/UFRJ na Antártica”.

Angélica Soares - Prof. Dra. do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem/UFRJ), participante da terceira fase da trigésima sexta Operação Antártica (OPERANTAR), realizada pela Marinha do Brasil.

- 16h10/16h50 – Palestra: “Voluntariado como Prática Cidadã: Projeto Compartilhar”

Leonardo Mesquita – Economista, atuou 29 anos na Petrobras como coordenador de Treinamento e durante dois anos exercendo a função de fiscal de Contratos de Hotelaria.

- 17h/17h40 – Palestra: “A Rede Petro e a Sustentabilidade das Pequenas e Médias Empresas da Região”.

Paulo Juris – Membro do Comitê Gestor da Rede Petro - Bacia de Campos.

- 17h50/18h30 – Palestra: “SOS Rio Macaé”.

Maurício Mussi Molisani – Professor/pesquisador do Nupem/UFRJ.