Feira Protection Offshore está confirmada

06/10/2005 15:47:20 - Jornalista: Simone Noronha

Mais um evento do setor de petróleo e gás está confirmado em Macaé. Os organizadores da Protection Offshore - Feira e Conferência de Saúde, Meio Ambiente e Segurança da Indústria Offshore - já estão acertando detalhes do evento, que acontece de sete a nove de junho no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro). “Eventos como este só confirmam que Macaé vai continuar sendo por muito tempo o principal pólo econômico do Norte Fluminense”, comentou o prefeito Riverton Mussi.

O presidente da MG Media Group, Eric Henderson, principal responsável pela feira, esteve em Macaé esta semana e se reuniu com a equipe da prefeitura responsável pela feira, com o gerente geral da Unidade de Negócios da Petrobras na Bacia de Campos, Carlos Eugênio da Resurreição, e com o gerente de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) da empresa, Cremílson da Silva Rangel.

A expectativa é de que a segunda edição da Protection Offshore supere a primeira, realizada em junho de 2004, com a presença de 124 expositores e 8.700 visitantes. De acordo com Eric, a feira está se destacando como um evento líder na indústria de petróleo na América Latina na área de segurança industrial.

- Os investimentos em Saúde, Meio Ambiente e Segurança da indústria vêm crescendo de
forma sustentada, no Brasil e em todo o mundo. Na Petrobras, por exemplo, as diretrizes
corporativas de SMS estão sendo implementadas por meio do Programa de Segurança de
Processo (PSP), que recebeu investimentos de R$ 139 milhões. O PSP tem por objetivo
aperfeiçoar e integrar o sistema de gestão de segurança, meio ambiente e saúde, visando
atingir padrões internacionais de excelência, comentou Eric Henderson.

Para organizar as conferências da feira, foi criado um comitê pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP). O comitê já se encontra em fase adiantada de trabalho: o programa oficial ficará pronto até o final deste ano. Participam do Comitê representantes da indústria, da Petrobrás, Ibama, universidades e da prefeitura. O chefe do escritório de licenciamento do Ibama na região, Edmílson Maturana, considera a Protection Offshore uma excelente oportunidade para um debate mais amplo entre a indústria e a sociedade brasileira.

Durante a Protection Offshore, a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) vai organizar rodadas de negócios, gerando oportunidade para as pequenas e médias empresas manterem contato com as grandes companhias do setor e participar dos negócios gerados pelos investimentos em SMS. O Banco ABN Amro apoiará o evento, trazendo da
Europa um grupo de seus clientes nas áreas de SMS. O apoio da FIESP também garantirá a presença da indústria paulista na Protection Offshore – tudo isso somado ao Eurocentro/Fiesp, à ONIP e empresas européias interessadas no mercado brasileiro.