Feirão de negociação: iniciativa oferece 100% de descontos em juros e multas

30/11/2021 14:20:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Maurício Porão

A dívida pode ser parcelada e não requer pagamento imediato

Com 100% de descontos em juros e multas, o Feirão de Negociação começou nesta terça-feira (30) em Macaé, e a expectativa é que mais de 500 consumidores com dívidas atrasadas renegociem os débitos com as concessionárias de energia (Enel) e água (BRK/Cedae). A dívida pode ser parcelada em até 24 vezes e não requer pagamento imediato. O feirão segue até sexta-feira (3) e acontece na sede do Procon, das 9h às 16h, no Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo), na Avenida Presidente Sodré, 466, Centro. A iniciativa é da Procuradoria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Macaé).

Entre terça e quarta-feira (30/11 e 1º/12), os atendimentos são destinados à empresa Enel. Já na quinta e sexta-feira (2 e 3/12), as atividades irão contemplar as negociações com a empresa BRK/Cedae. Qualquer consumidor que possui interesse em regularizar o débito pode participar sem a necessidade de inscrição. A iniciativa possibilitará, ainda, dar baixa no cadastro de inclusão nos serviços de proteção ao crédito.

"O intuito do feirão é ajudar os cidadãos que se tornaram inadimplentes devido ao desemprego durante o período de pandemia. A negociação acontece com parcelamento da dívida real, sem juros, e isso possibilita que a pessoa tenha seu nome limpo após 5 dias da data do pagamento da primeira parcela. A iniciativa também permite que a população tenha seu poder de compra novamente, o que alavanca o desenvolvimento econômico do município, principalmente com a geração de mais empregos" disse o procurador Adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Gilcimar Prata.

Contente com a negociação, Alexandra Gomes Menezes (37) teve sua dívida parcelada em 24 vezes sem juros. "É uma alegria poder quitar minha dívida e ter meu nome limpo de volta. Eu estava sem dinheiro, mas decidi vir, pois não é necessário efetuar nenhum pagamento no ato da negociação e isso facilita bastante", destacou a macaense Alexandra, residente na Ajuda de Baixo.

Os interessados em participar do feirão devem ir até ao local de atendimento com a seguinte documentação: carteira de identidade, CPF e conta da empresa. É necessário ser o titular do débito. Em caso de locação, deve ser apresentado o contrato. As empresas irão fazer os atendimentos em parceria com o Procon, com avaliações caso a caso.

Durante o feirão, o uso de máscara será obrigatório no local de atendimento e será disponibilizado álcool em gel, além de todos os protocolos sanitários. A população pode entrar em contato com o Procon pelo e-mail: atendimento.procon@macae.rj.gov.br.