Feiras oportunizam a adoção de animais domésticos

10/04/2018 12:18:00 - Jornalista: Assessoria CCZ

Foto: Divulgação

Encontros acontecem periodicamente e em diferentes pontos da cidade

O estímulo à adoção de animais tem sido uma prática da Coordenação Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses (CEPSACZ). Em parceria com protetores de animais, a realização de feiras tem sido uma iniciativa que permite que cães e gatos encontrem novos lares. Na última edição, realizada neste fim de semana, seis adoções foram realizadas, além da aplicação de 38 vacinas.

As feiras acontecem periodicamente e oportunizam às pessoas e aos grupos organizados doarem animais resgatados e cuidados por eles. No local, há vacinação antirrábica, registro geral do animal (RGA) e conversas sobre a prevenção de zoonoses. As próximas feiras já estão agendadas para os dias 6 de maio, na praça do Visconde e 17 de junho, no Parque da Cidade, das 10h às 16h.

Segundo o coordenador do CEPSACZ, Rafael Amorim, ao decidir ter um animal de estimação a pessoa deve levar em conta que este tem um tempo médio de 10 a 15 anos de vida, que fica doente e precisa de cuidados constantes, como alimentação adequada e vacinação periódica para que não desenvolvam doenças. “Com esse trabalho avançamos na proposta de ‘abraçar a causa animal’ com ações como as adoções, cadastramento e castração de cães e gatos”, pontuou o coordenador.

Posse responsável

Para adotar, é preciso ter mais de 18 anos, apresentar identidade, comprovante de residência e assinar um termo de adoção. Além disso, é fundamental que, ao adotar o animal de estimação, as pessoas façam logo a prevenção imunizando-os contra as pragas urbanas, o vírus da raiva e tenham o cuidado básico que se deve ter no trato dos animais.