Férias: Educação Infantil oferece dicas de atividades lúdicas

17/07/2020 14:36:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Print screen

Atividades buscam a interação de toda a família

Pais e responsáveis pelos 15 mil alunos em 62 escolas da Educação Infantil podem recorrer ao blog www.educacaonaopara.com neste período de recesso escolar. Na ferramenta são encontradas sugestões de brincadeiras, jogos interativos, exibição de vídeos, "cinema em casa", além de ações que envolvem arte e natureza e contação de histórias. Para ampliar o acesso às informações, a “Educação Infantil” está elaborando um site específico, que será lançado ainda neste mês de julho.

A dica é que o familiar se envolva na atividade e monitore o tempo que a garotada tem acesso a vídeos no celular, que não deve ultrapassar duas horas ao dia. Outra orientação, é permitir que a criança escolha a brincadeira e se interaja na organização do espaço e materiais, antes e depois das vivências. A recomendação, segundo a Superintendente de Educação Infantil, Mariana Duarte, é que o recesso escolar seja aproveitado com brincadeiras diversas, a exemplo de banho de mangueira e vivências que estimulam o contato com a natureza e com objetos de sucata. “Este é um período para os pais e responsáveis se permitirem retomar à infância e interagir”, observa.

São sugeridas atividades que não dependem da internet, com materiais não estruturados, que são objetos acessíveis em casa que podem ser colocados à disposição da criança para que elas inventem a sua própria brincadeira, como palitos, botões, rolos de papel higiênico, rolha, barbante, caixas, tecidos, pneus e elementos da natureza como folhas. Após o recesso escolar, os responsáveis poderão destacar os relatos dos momentos com as crianças no “Registros das Famílias”.

Além da garotada, o blog também disponibiliza informações no “Espaço do Professor” com opções de livros, vídeos e artigos que colaborem para pensar nas ações pós-pandemia. Também é exibido na plataforma, o "Espaço do Gestor", suporte para os integrantes da gestão escolar que serve como fonte de formação e informação. Na aba são encontradas as principais legislações e documentos que orientam o trabalho na gestão escolar, como informações, leis, decretos e normativas, também pertinentes ao momento atual da pandemia.

Os conteúdos da Educação Infantil também estão sendo disponibilizados no aplicativo "Educação Não Para", criado pela equipe do Inova Macaé do Laboratório de Inovação em Gestão Pública, vinculado à Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento, em parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM). Os materiais podem ser acessados em dispositivos móveis Android na loja virtual Google Play pelo link: https://bit.ly/2VBdLJp. Já para dispositivos IOS, o conteúdo pode ser encontrado no link https://app.vc/educacaonaopara.