Fest Criança: 30 mil pessoas fazem o sucesso da festa.

13/10/2005 12:05:13 - Jornalista: Cesar Dussac

O Parque da Cidade recebeu 30 mil pessoas nos quatro dias do I Fest Criança, patrocinado pela prefeitura de Macaé. A quarta-feira (12) Dia da Criança, último dia do evento, teve cara de primeiro dia. O sorteio de 100 bicicletas e 40 velocípedes reunia as crianças, de hora em hora, em frente ao palanque. “Sílvio Santos” e “Ratinho” se revezavam no anúncio dos números sorteados, através das imitações do apresentador César Sucesso.

Aproximadamente dez mil crianças receberam o carimbo com o número para o sorteio dos brindes. A garotada aproveitou o dia nos brinquedos do parque, nas quadras de tênis, futebol de salão, basquete, vôlei, futebol de campo de grama sintética, assistidas por profissionais de educação física. As crianças menores foram conduzidas às oficinas pedagógicas para ouvir os “causos” do grupo HistoriArte, desenhar, pintar, se maquiar, fantasiar de bailarina, boneca ou princesa vestida de longo e coroa, como Talita, de sete anos, que chorou ao se despir do sonho. Duas professoras deram asas à imaginação e se transformaram numa ararinha azul – quase em extinção - e num pavão dourado.

Às 16h, o Forró Pai D’Égua tomou conta da folia. Pais, filhos, casais dançaram durante uma hora. Às 17h, quando se encerrou, as crianças e pais queriam mais. Não arredavam o pé e gritavam: “Queremos o Natal aqui!”, “Parabéns Macaé”. O locutor agradeceu à população em nome da prefeitura e teve de contar com o carisma de Silvio e Ratinho mais uma vez para pedir ao povo que se retirasse. Às 17h30min, o Parque da Cidade só contava com policiais, pessoal da limpeza, equipe da Defesa Civil e da Secretaria de Educação, que coordenou a festividade.

Aproximadamente 800 músicos integram as bandas que se apresentaram nos quatro dias: Escolas Municipais Maria Isabel Damasceno, Samuel Brust, Eraldo Mussi, CIEP Maringá, Colégio Municipal Renato Martins, Ancyra Gonçalves Pimentel e CIEP Oscar Cordeiro O Eco Trupe encenou esquetes sobre o meio ambiente e o Art Luz representou e dançou vários ritmos.

Os números contam o sucesso do festival. Foram consumidos 30 mil saquinhos de pipoca salgada nos quatro dias - 18 mil só no último dia, quando foram consumidos 50 mil copinhos de água. A Secretaria de Educação colocou em ação 120 pessoas, entre professoras e outros servidores, distribuídos pela coordenação, oficinas pedagógicas e contação de histórias. Pela Secretaria de Esporte e Lazer atuaram 40 profissionais, ensinando a prática de esportes e o Prosport acionou 26 colaboradores. Foram 66 profissionais entre supervisores, recreadores e instrutores de esportes, além da presença das jogadoras da equipe de vôlei Oi Macaé.

A Guarda Municipal escalou 100 soldados e colocou três carros no policiamento. A Secretaria de Transporte atuou com 20 homens, duas viaturas e duas motos, na organização do trânsito nas avenidas e ruas de aceso ao parque. A Defesa Civil empregou 12 pessoas, que ensinaram 800 crianças a preservar o meio ambiente a lidar com o botijão de gás com segurança. A Saúde participou com 60 profissionais, uma ambulância e carro de apoio. A Secretaria de Meio Ambiente participou com 10 profissionais. Eram feitos dois plantios de árvores por dia.