Fest Verão apresenta Coral da Cidade de Macaé

20/01/2006 22:27:19 - Jornalista: Janira Braga

A alta cultura também tem vez no maior festival de verão do Estado do Rio de Janeiro, o Fest Verão 2006, promovido pela prefeitura de Macaé e pela Empresa Pública Municipal Macaé de Turismo (Macaé-Tur) na Linha Verde. Terminou há vinte minutos (nesta sexta, dia 20) a segunda apresentação realizada na Arena da Cultura, com o Coral da Cidade de Macaé, regido por Wilson dos Santos Souza. A harmonia das vozes agradou o público que veio prestigiar o evento e encantou pela beleza, entonação e sintonia dos participantes.

O repertório que o coral apresentou nesta noite foi de Música Popular Brasileira (MPB) voltada para o grande público. Sucessos como “Água de Beber”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes; “Samba do Arnesto”, de Adoniran Barbosa; “Pescaria” e “Suíte dos Pescadores”, de Dorival Caymmi; “Benke”, de Milton Nascimento e “Sina”, de Djavan, foram cantadas, além da música africana “Siyahamba”, que quer dizer “vamos marchando na luz do senhor”. O bis, solicitado pelo público, ficou por conta de “Berimbau”, de Vinícius de Moraes.

Acompanhados pelo percursionista Malaca e pelo pianista Frederico Neves de Aguiar, os componentes do coral mostraram o poder da união de várias vozes em tons de MPB. Vinte e cinco pessoas entre 18 e 70 anos compuseram o coral, entre sopranos, tenores e contraltos. A contralto Alice Souza, de 64 anos, destacou após a apresentação que, nesta noite, o público teve oportunidade de entrar em contato com a boa música. “Gostei muito de me apresentar, foi muito válido”, disse.

O regente ressaltou que por ser uma atividade intimista, a apresentação de coral ficou “aconchegante” na Arena da Cultura, que possui iluminação e sonorização especial. “Foi importante a instalação de uma arena deste porte porque tivemos oportunidade de buscar um repertório de maior comunicação com as pessoas”, comentou.

A música Sheila Viana, de 26 anos e integrante da Orquestra de Choro que se apresentou antes do Coral, resolveu ficar um pouco mais para assistir ao espetáculo de coral. “A Arena Cultural, montada na Linha Verde, é um ótimo local para se divulgar o trabalho feito na área músico-cultural macaense”, pontuou.

O Coral da Cidade de Macaé é mantido pela Fundação Macaé de Cultura (FMC) e é uma atividade da Escola de Artes Maria José Guedes, que congrega outras manifestações culturais. A presidente da FMC, Ivana Mussi e a vice-presidente, Ângela Terra, prestigiaram o evento. A entrada no Fest Verão é gratuita.