Festa da Primavera e Torneio de Robótica animam sábado da Educação

21/09/2018 13:45:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Bruno Campos / arquivo Secom

Estudantes participam em Volta Redonda da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

O sábado (22) será animado para os alunos da rede municipal de Macaé. O Polo Educacional Cultural e Esportivo do Complexo da Ajuda recebe, a partir das 8h, cerca de 2 mil alunos e profissionais da educação para a Festa da Primavera. Já cinco equipes das escolas municipais Eda Daflon, Natálio Salvador Antunes e Colégio de Aplicação (CAp) seguem para Volta Redonda, onde participarão da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, no Instituto Federal Fluminense.

Festa da Primavera - A festa também será a comemoração de dois anos do local, frequentado pelos moradores dos bairros da Ajuda de Baixo, Ajuda de Cima e Planalto da Ajuda. O Polo funciona sob a gestão compartilhada dos diretores das escolas municipais situadas na área (Elza Ibrahim, Ancorin, Sônia Regina de Souza Lapa, Renato Martins e Professora Laura Sueli de Campos Bacelar). A programação contará com apresentação de bandas, desfile cívico, capoeira, zumba e contação de histórias. Também está prevista oficina de artes para pais dos estudantes e visitantes seguida de roda de conversa conduzida pela equipe do Serviço Social da Secretaria de Educação.

O evento tem como objetivo reforçar a aproximação da comunidade com os estudantes das escolas municipais que frequentam o espaço e a reflexão sobre a importância dos sentimentos de zelo e pertencimento com o local.

Etapa Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) - O tema dos trabalhos é resgate de vidas e os estudantes apresentarão protótipos com esse objetivo, que busca conscientizar os jovens sobre a prevenção de acidentes e segurança no trabalho. Caso sejam classificados, eles participarão da etapa nacional, que será realizada no mês de novembro em João Pessoa (PB).

Os participantes de Macaé contaram com o apoio da equipe da Defesa Civil, professores e universitários da Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) no desenvolvimento dos trabalhos.

A OBR possui duas modalidades: prática e teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto a quem tem contato com a robótica educacional.


Fotos Relacionadas