Festa de Nossa Senhora de Fátima anima católicos macaenses

12/05/2005 16:47:19 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Com apoio da prefeitura de Macaé, através da Macaé-Tur e da Secretaria de Comunicação, começa nesta sexta-feira, dia 13, a festa de Nossa Senhora de Fátima. A missa solene de abertura do evento tem início às 19h, na igreja, onde uma quadra com 400 metros quadrados foi coberta para os shows. O show de sexta-feira, da banda Dominus, de Belo Horizonte ocorre a partir das 21h30.

Treze barraquinhas com comidas variadas e brincadeiras para crianças estão montadas no pátio da instituição religiosa. Segundo o padre Alexandre Guidio, milhares de pessoas irão à festa, nos seus três dias. “Só na celebração da missa, esperamos 1.500 pessoas”, conta.

No sábado, dia 14, haverá louvor com a comunidade Canção Nova, de Cachoeira Paulista, a partir das 15h. O evento promete agradar os carismáticos da cidade. Às 21h30, será a vez do cantor mineiro Eros Biondini e a Banda Nova Aliança animarem o público presente. No domingo, 15, haverá procissão às 18h, missa às 19h, show com a banda carioca Ora Samba, às 21h30 e o sorteio do Fiat Uno Flex 0 Km.

A história de Nossa Senhora de Fátima.

Venerada com fervor no mundo inteiro, Nossa Senhora de Fátima é oficialmente a padroeira de dois pequenos países da América do Sul: Guiana e Suriname.

A história de sua aparição aos três pastores na aldeia de Leiria, região de Fátima, Portugal, espalhou muito rapidamente a sua devoção pelo mundo. Primeiro, houve três aparições de um anjo que se identificou como Anjo da Paz, e preparou as crianças para as grandes revelações.

No dia 13 de maio de 1917, em um dia claro, as três crianças, Lúcia, Jacinto e Francisca, estavam pastoreando nas colinas, quando sobre uma pequena azinheira, surge um clarão após um relâmpago, e a figura de uma Senhora vestida de branco. Ela dirige-se às crianças e lhes pede que rezem o terço todos os dias pela paz do mundo, que peçam pela conversão dos pecadores, e pelo fim da guerra. As aparições continuam, e sempre a Virgem repete que se ore pela paz e pela conversão dos pecadores e que se reze o terço diariamente.

Com o correr dos dias, o povo acorreu ao local e testemunhou a aparição de uma nuvem branca sobre a azinheira, enquanto as crianças rezavam o terço, Lúcia conversava em voz alta. A Virgem voltou muitas vezes, falou muito, e revelou terríveis acontecimentos, que poderiam acontecer se o povo não se convertesse e rezasse o terço.

Estas profecias realmente se concretizaram: a desintegração do comunismo, as aberrações morais de nossa época. A última profecia, cercada de mistério por tantos anos, foi recentemente revelada pelo Papa João Paulo II, que diz respeito ao atentado que o mesmo sofrera em 1980.