Festival de Dança começa nesta quinta-feira

20/07/2005 17:40:05 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Começa nesta quinta-feira (21) o Festival Macaense de Dança, evento que está completando 17 anos de realização. Desta vez, a disputa será entre 13 companhias de dança de Macaé, Santo Antonio de Pádua, São Francisco do Itabapoana, Casimiro de Abreu, Duque de Caxias, Campos, Carapebus e Castelo (ES). Além da competição oficial, haverá mostras paralelas com os grupos Portadores da Alegria e Afoxé-Macaé.

Os vencedores em cada categoria (infantil, juvenil e adulta) receberão troféus.As companhias competem em todas as modalidades e farão Mostras Paralelas. O preço do ingresso é R$ 5,00. Estudantes e idosos pagam R$ 2,50. O evento está sendo organizado pelo produtor cultural e ator Valter Vilar.

A programação começa nesta quinta-feira, às 19h, quando o Coral da Cidade de Macaé, da Fundação Macaé de Cultura, fará a apresentação do evento na Praça de Artes, do Centro Macaé de Cultura. Já dentro do Teatro Municipal, o público presente assistirá a apresentação da Companhia de Dança da Escola de Artes Maria José Guedes, com o espetáculo Terra Luz Orun-Ayê. Serão doze bailarinos, incluindo a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Ivana Mussi Luz, apresentando-se com a coreografia da própria Ivana , junto com Caio Nunes.

Na sexta-feira, dia 22, às 19h, haverá competição das modalidades dança clássica, moderna e contemporânea. No sábado, dia 23, às 19h, acontecem as modalidades de jazz, danças populares, dança de rua e sapateado. Domingo, dia 24, às 16h, acontecem os espetáculos de encerramento de todas as modalidades. Em todos os dias, serão realizadas mostras paralelas – exibição fora da competição.

As companhias de dança que participam do Festival são Mijhage Cia de Dança, de Castelo, ES; Cia de Dança Sérgio Mariola, de Macaé; Cia de Dança Art Luz, de Macaé; Le Bec Fim, Dança e Movimento, de Santo Antonio de Pádua; Carpe Dance, de Macaé; Grupo Despertando a Arte, de Carapebus; Cia de Dança Samara Jardim, de Macaé; Grupo Hefzibá, de Macaé; Grupo de Dança Faetec, de Campos; Cia Independente Street, de Duque de Caxias; Grupo Associação Afroart Brasil, de Macaé; Grupo Escola Municipal de Dança de Casimiro de Abreu e o Grupo Estrelas Country, de São Francisco do Itabapoana.

Na mostras paralelas, o grupo Afoxé-Macaé vai mostrar as tradições africanas, contando através da dança um pouco da história e origem dos blocos afoxés no Brasil. Já o Núcleo de Dança Portadores da Alegria vai apresentar com a dança e a coreografia de deficientes físicos.