Fim dos mosquitos está próximo

22/07/2005 17:23:35 - Jornalista: Marilene Carvalho

Os moradores das regiões por onde passam os canais Macaé-Campos, Capote e Novo Cavaleiros vão se ver livres muito em breve do ataque de mosquitos (Culex). É que nesta sexta-feira, dois técnicos da Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla) estiveram em Macaé fazendo a vistoria dos canais para liberar as intervenções solicitadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). A autorização para a limpeza dos canais está sendo aguardada para a próxima segunda-feira.

De acordo com o subsecretário de Meio Ambiente, Carlos Renato Mariano, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos vai entrar em ação assim que chegar o sinal verde da Serla. A data prevista para iniciar os trabalhos é a próxima terça-feira. Durante a vistoria nos locais indicados pela Secretaria de Meio Ambiente, os técnicos da Serla constaram a necessidade de remover a vegetação que está obstruindo vários trechos dos canais e facilitando a procriação de pernilongos (Culex). Seguindo orientação do órgão estadual, a ação de limpeza deverá ter o acompanhamento dos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Para evitar a ocorrência de novas manifestações de mosquitos, como esta que está tirando o sono dos moradores em diversos bairros da cidade, o prefeito Riverton Mussi determinou que a Secretaria de Meio Ambiente faça um planejamento de limpeza periódica dos canais. “A criação de uma agenda combinada com a Serla afastará ainda a possibilidade de outras situações de emergência, trazendo assim maior tranqüilidade à população”, reforçou o subsecretário.