Fisioterapia contribui para resultados de Programa de Obesidade

05/09/2019 10:50:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Maurício Porão

Público com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40 pode entrar no programa

A fisioterapeuta Andreia Schuabb trabalha há um ano no Ambulatório de Obesidade da Secretaria de Saúde. Os resultados são satisfatórios para cerca de 30 obesos. Eles têm melhorado na flexibilidade, com diminuição de dores musculares, bom desempenho para executar atividades do dia a dia, avanços respiratórios e outros.

"Também param de se queixar da falta de ar, adquirindo fortalecimento dos músculos, maior mobilidade física e elevação da autoestima", conta a profissional.

Para obter tudo isso, são oferecidos ao público com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40, pelo Programa de Obesidade da Prefeitura de Macaé, as seguintes atividades: hidroginástica, alongamento e fisioterapia respiratória.

"Nosso objetivo é que as pessoas emagreçam sem precisar da cirurgia bariátrica, mas havendo necessidade disso, o paciente é submetido ao procedimento cirúrgico, com acompanhamento pré e pós operatório", disse Andreia.

Hidroginástica

Para diminuir o peso sobre as articulações e os ossos, o grupo tem sessões de hidroginástica na piscina do Cemeaes - Centro. Devido à propriedade da água, isso pode ser conseguido sem causar lesões nas articulações. Para essas aulas os pacientes acordam cedo para estar nas águas às sete horas, nas sextas-feiras.

Alongamento

Às 10h das sextas-feiras é a vez de os obesos terem orientações e estímulos de alongamento, na Casa da Convivência, que fica na Rua Visconde de Quissamã, 482. Estes exercícios ajudam os pacientes a executar melhor as atividades diárias, aliviando as dores articulares e musculares. Essa sessão dura uma hora.

Fisioterapia Respiratória

Tendo como causa o excesso de peso, ocorre um acúmulo de tecido adiposo (gordura) na cavidade toráxica. Isso faz com que a capacidade respiratória seja afetada. Visando sua melhora e o fortalecimento da musculatura respiratória, Andreia orienta, em diversas sessões, o uso de "Respiron", um equipamento que exercita a respiração.

Pacientes lutam contra obesidade

Há três anos no Programa de Obesidade, Tânia Ribeiro, de 53 anos, tinha 119 quilos, agora após a cirurgia bariátrica, pesa 89 quilos. "Os trabalhos na piscina do Cemeaes e na Casa da Convivência são muito gratificantes. Minha falta de ar acabou", testemunha.

Já Selmo Silva, de 50 anos, que também fez o procedimento cirúrgico em maio de 2019, está no Programa há cerca de três anos. Tinha 136 quilos e hoje pesa 108 quilos. "As sessões de alongamento, de hidroginástica e de exercícios respiratórios conduzidos pela fisioterapeuta Andreia colaboram para eu ter maior disposição no dia a dia, contribuindo para combater ainda minha hipertensão", finaliza.

Como iniciar o tratamento para obesidade?

Para iniciar o tratamento da obesidade é necessário ter a guia de referência/contrarreferência, encaminhada através de um profissional de nível superior de Saúde da Rede Municipal de Macaé, informando que o paciente possui IMC acima de 40kg/m² e que por isso está sendo encaminhado para o Tratamento da Obesidade.

Asilo

O paciente deve ir à recepção do Asilo (Rua Luiz Bellegard, sem número) e informar que deseja deixar o nome para participação do Programa de Tratamento da Obesidade, informando o telefone de contato. No dia agendado, deve comparecer à palestra para ter conhecimento do funcionamento do tratamento e levar a guia de referência/contrarreferência.


Fotos Relacionadas