Fisioterapia do PSF será tema de pesquisa da Fiocruz

13/10/2005 15:00:29 - Jornalista: Genimarta Oliveira

O projeto pioneiro da prefeitura de Macaé em inserir a fisioterapia no Programa Saúde da Família (PSF) será tema de pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz). Esta foi a boa notícia que os profissionais da área receberam nesta quinta-feira, dia 13, quando foi comemorado dia.

Durante a abertura do Encontro de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, no auditório da Guarda Municipal, o prefeito Riverton Mussi exaltou a atuação da fisioterapia não só como um trabalho de recuperação da saúde, mas também social. Ele falou ainda que a prefeitura dará todo apoio para a pesquisa da Fiocruz e que mais municípios possam ter como base do sistema de saúde o PSF.

Outra novidade apresentada durante o evento foi o projeto de implementação de um Centro de Referência em Reabilitação, que está sendo elaborado pela Divisão de Fisioterapia e Reabilitação da secretaria de Saúde. Segundo a gerente da Divisão, a fisioterapeuta Jussara Natalino, o Centro contará com uma equipe multidisciplinar, que atenderá pacientes portadores de cuidados especiais com seqüelas neurológicas e também ortopédicas e reumatológicas.

Pesquisa – A pesquisadora da Fiocruz, Mônica de Rezende, disse que a idéia da pesquisa surgiu a partir da forma como Macaé está incorporando a fisioterapia no PSF. A pesquisa, que constará de trabalho de campo, entrevistas, entre outros dispositivos, está prevista para ser concluída em dois anos.

Mônica afirma que vê a inclusão da fisioterapia no PSF de forma positiva, pois é preciso que estes profissionais estejam mais próximos da população. “Os fisioterapeutas têm muito a contribuir na assistência na rede básica”, disse.

Atualmente a secretaria municipal de Saúde conta com 78 fisioterapeutas e 13 terapeutas ocupacionais, distribuídos em diversos programas como o Programa de Atendimento Domiciliar Terapêutico (PADT), Centro de Especialidades Médicas, Programa de Diabetes, Programa Saúde da Família, Programa de Ergonomia, HPM, entre outros.