Frade terá Oficina de Mobilização neste sábado

22/07/2005 16:04:49 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro e catarina Brust

Neste sábado (23), as Oficinas de Mobilização do Plano Diretor chegarão às comunidades serranas. A primeira acontecerá no distrito do Frade, no Setor Administrativo 9, a partir das 9h, na Escola Estadual Municipalizada Fantina de Mello. As próximas Oficinas de Mobilização na serra serão realizadas de agosto a setembro. Em agosto estão agendadas para acontecerem dia 6, no Sana, também no S.A 9, e dia 20, em Córrego do Ouro, S.A 8. Em setembro acontecerão em Glicério, S.A 8, dia 3, e em Cachoeiros de Macaé, S.A 7, no dia 10.

As Oficinas de Mobilização são realizadas para explicar o que é o Plano Diretor e promover ampla participação popular. Serão oficinas no município, em todos os setores administrativos urbanos e rurais. As oficinas fazem parte do processo de construção do Plano Diretor de Macaé que inclui também a realização da II Conferência Municipal da Cidade de Macaé (nos dias 26, 27 e 28 de julho), Câmaras Temáticas e Audiências Públicas.

Como o Plano Diretor vai se transformar numa lei municipal, aprovada pela Câmara de vereadores, e corresponde ao conjunto de regras básicas de uso e ocupação do solo, que orientam e regulam a ação dos agentes sociais e econômicos sobre o território do município, a participação da população nas discussões através das oficinas será fundamental para o crescimento planejado de Macaé.

Plano Diretor visa a melhoria da qualidade de vida da população

O coordenador do Plano Diretor, Hermeto Didonet, explica: - Macaé vive um momento histórico. O ciclo do petróleo que começou há quase 30 anos trouxe recursos e desenvolvimento ao município, mas também acarretou problemas. O Plano Diretor tem a função de facilitar o acesso da população às funções sociais da cidade, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos. Nas oficinas, a população tem espaço para falar sobre os problemas de sua comunidade e apresentar suas reivindicações. A participação dos moradores é fundamental, porque o Plano Diretor vai definir obras estruturais para que a cidade cresça melhor – afirma Didonet.

Depois de apresentar suas reivindicações, os moradores recebem um formulário para preencher as principais reivindicações do local onde vivem, visando um futuro com desenvolvimento equilibrado.

Para o coordenador do Plano Diretor, a população precisa estar acompanhando a sua elaboração e a implantação em seu bairro e no município. - É isso que a prefeitura de Macaé quer fazer, propiciar melhor qualidade de vida à população-, finaliza Hermeto.