Funcionários de novos segmentos autorizados a abrir devem fazer teste da Covid-19

20/07/2020 10:34:00 - Jornalista: Janira Braga

Exames ocorrem entre quarta-feira (22) e sexta-feira (24), das 14h às 18h

Proprietários, sócios e colaboradores que trabalham em armarinhos e lojas de calçados, autorizados a funcionar a partir desta segunda-feira (20), devem realizar os testes para Covid-19 no Centro de Especialidades Médicas Dona Alba, localizado na Rua Governador Roberto Silveira, 108, no Centro, entre quarta-feira (22) e sexta-feira (24), das 14h às 18h.


Para realizar o exame, os trabalhadores devem fazer agendamento prévio no link do portal da prefeitura: https://vps10828.publiccloud.com.br/login. A autorização para os novos segmentos foi assinada na sexta-feira (17) pelo prefeito Dr. Aluizio, por meio do decreto 104/2020. O horário permitido para funcionamento é entre 10h e 16h. O atendimento ao público só poderá ser feito com 50% do efetivo presencial. Estabelecimentos que possuírem mais de 10 funcionários só podem atuar com, no máximo, 30% dos empregados.

Em Macaé as atividades liberadas - algumas com restrições - são: hospitais e clínicas; farmácias; supermercados e mercados; postos de combustíveis; padarias; bancas de jornais e revistas; petshops; Mercado Municipal de Peixes; Feira do Produtor Rural; clínicas, consultórios e laboratórios para atendimentos eletivos; lojas de materiais de construção e de informática; borracharias; oficinas mecânicas; óticas; salões de cabeleireiro e barbearias.

Além disso, estão autorizados em horário reduzido comércio de autopeças, motopeças e lojas e oficinas de bicicletas; escritórios de advocacia e de contabilidade, seguradoras e imobiliárias; operadoras de planos de saúde e lojas de utilidades domésticas; o Fórum Desembargador Ivair Nogueira Itagiba; papelarias; lojas de artigos de pesca; centros de treinamento em saúde e segurança para o setor petróleo; lojas de roupas com acesso direto para a rua ou situadas dentro de centros comerciais de pequeno porte; e chaveiros.

O decreto 104/2020 prorroga, a partir desta segunda-feira (20), a suspensão das aulas na rede municipal de ensino, pública e privada, incluindo instituições de ensino superior. Permanecem ainda suspensas por mais sete dias todas as atividades laborais no município de Macaé, nos âmbitos público e privado. O objetivo é minimizar a proliferação do coronavírus.

A estratégia do governo municipal é realizar a liberação de outros segmentos de forma progressiva, seguindo os indicadores do contágio pelo coronavírus apresentados no município. Para isso, o planejamento envolve a realização de testes em profissionais que gradativamente voltar a atuar.