FUNEMAC apóia III Encontro de Engenheiros

10/11/2005 17:22:17 - Jornalista: Cesar Dussac

A Fundação Educacional de Macaé (Funemac) está apoiando o III Encontro de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo (Engep), do Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo (Lenep/CCT/Uenf) que vai se realizar de 21 a 25 deste mês, nas dependências do Laboratório, em Imboassica, Macaé. A abertura oficial do evento está marcada para 18h30m de terça-feira (22), no auditório da instituição.

O principal objetivo do evento é possibilitar o contato entre estudantes de graduação e pós-graduação com os mais recentes avanços e tendências da tecnologia do setor de exploração e produção de petróleo através de mini-cursos, oficinas, workshop, palestras, mostra de posters, sessões técnicas e mesa redonda com profissionais e pesquisadores da área. Estudantes de graduação iniciantes também serão contemplados por algumas atividades dotadas de conteúdo introdutório. As inscrições já estão abertas, pelo site www.lenep.uenf.br/engep.


Nos dias 21 e 22, segunda e terça-feira, de 08h30min às 18h30min, acontecem as oficinas de caráter introdutório. Exploração de petróleo e meio ambiente são os principais pontos a serem focalizados, dirigidos a alunos iniciantes, de modo que possam ter contato com conteúdos ligados ao setor. As oficinas são agrupadas em três tipos, de acordo com o tema proposto: Instrumentação Geofísica – teoria e prática, com duração de quatro horas; A Geoquímica Orgânica aplicada aos impactos ambientais da exploração e produção de petróleo, com duração de duas horas; Noções de Foto-Aérea aplicada ao reconhecimento de terrenos, com duração de duas horas.

No Workshop de Inovações Tecnológicas, as 13 palestras programadas estarão a cargo de profissionais de empresas nacionais e internacionais do segmento petróleo, que atuam no Estado do Rio de Janeiro. O principal objetivo do workshop é mostrar as inovações tecnológicas da exploração e produção de petróleo em águas profundas (a partir de 1500m) e ultra-profundas (além de 3000m). Também constam do programa, nas mesmas datas, quatro mini-cursos simultâneos. Três serão realizados em salas de aula com capacidade para 25 participantes e um na sala de multimídia, com 70 vagas disponíveis.
Os temas dos mini-cursos são: Introdução ao Controle da Produção de Areia, Dano de Formação, Engenharia de Poço, Sísmica 2D/3D: Interpretação Estrutural e Estratigráfica. No ato da inscrição, os interessados devem designar o curso de sua preferência.

Programadas para o período de 08h30min às 18h30min, as palestras estão divididas em seções técnicas: Geofísica de Petróleo e Engenharia de Reservatório, programadas para quarta-feira (23); Engenharia de Poço e Engenharia de Produção, marcadas para quinta-feira (24). Na manhã de sexta-feira (25), haverá uma Seção de Meio Ambiente e Energias Alternativas e, à tarde, mesa redonda sobre a formação de Recursos Humanos na Indústria do Petróleo, com a participação de profissionais de RH de diversas empresas e ex-alunos do LENEP.