Funemac e Semtre discutem ações para o Plano de Qualificação Profissional

16/04/2014 17:26:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer / Funemac – Comunicação

Foto: Gabriel Emerik

Uma nova reunião aconteceu nesta quarta-feira (16), na Funemac

A prefeitura, por meio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre), deu mais um passo, nesta quarta-feira (16), para a construção do Plano Municipal de Qualificação Profissional e a elaboração de um catálogo sobre tudo o que o município oferece de investimentos para a qualificação dos trabalhadores.

Em nova reunião sobre o assunto na Funemac com o secretário de Trabalho e Renda, Alexandre Fernandes dos Santos, a equipe da Superintendência Acadêmica e o vice-presidente da Funemac, Carlos José Mattos de Andrade, definiram as estratégias para a realização do seminário de qualificação profissional que será realizado nos dias 26 e 27 de maio, na Cidade Universitária.

Na ocasião, empresas e instituições que lidam com o ensino superior farão suas inscrições para participarem do catálogo. Antes do evento será lançado um edital com os critérios para participação no catálogo, já que a ideia é que funcione como referência de qualidade na questão da qualificação profissional das pessoas do município.

Durante o seminário, a Funemac apresentará o primeiro diagnóstico da pesquisa do ensino superior da cidade feita diretamente com alunos das redes pública e privada.

- A proposta é a discussão com o governo, instituições ligadas à educação e empresas que oferecem cursos e treinamentos em todos os níveis mostrando o que Macaé tem de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho e o que as instituições oferecem às pessoas -, explicou o secretário de Trabalho e Renda.

O seminário contará de abertura com informações sobre o mapeamento do mercado profissional no município e, no segundo dia, haverá câmaras temáticas sobre o plano e o catálogo nele inserido. O secretário enfatizou que o momento não será para reflexão, mas para tratar objetivamente da questão do mercado apresentando resultados para que, diante de grandes oportunidades de trabalho haja sempre trabalhadores macaenses qualificados para ocuparem essas vagas.

A discussão será ampliada envolvendo também a Procuradoria Geral do Município, a Secretaria Municipal de Comunicação, a Secretaria de Educação e outros órgãos municipais e de esferas distintas, cujas ações têm a ver com o ensino e a qualificação profissional.

A Funemac está localizada na Cidade Universitária, à rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.