Funemac inicia projeto Academia & Sociedade

16/04/2014 16:55:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer / Funemac – Comunicação

Foto: Gabriel Emerik

Palestra: “o Uso de Peçonhas e Toxinas de Animais e Plantas no Estudo da Lesão Celular e no Desenvolvimento de Novas Substâncias e Modelos Experimentais”

"A população de Macaé precisa saber que há ótimos cientistas que atuam na Cidade Universitária". Dessa forma o professor doutor Paulo de Assis Melo, associado e responsável pelo Laboratório da Farmacologia das Toxinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) abriu sua palestra, na noite desta terça-feira (15), no auditório Cláudio Ulpiano, sobre o tema “O Uso de Peçonhas e Toxinas de Animais e Plantas no Estudo da Lesão Celular e no Desenvolvimento de Novas Substâncias e Modelos Experimentais”.

O evento marcou a abertura oficial do projeto Academia & Sociedade, desenvolvido pela prefeitura, por meio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac). Na sua abordagem, o palestrante mostrou a importância de testar e estudar as peçonhas e toxinas.

A ideia do projeto é que temas como esse e outros produzidos por alunos pesquisadores da Cidade Universitária possam ser assistidos e compreendidos por todas as pessoas. O evento é aberto ao público, mas tem também a proposta pedagógica de valer como crédito para disciplina eletiva dos alunos participantes.

A abertura da palestra foi feita pela equipe da Superintendência Acadêmica e contou também com as presenças do presidente e vice-presidente da Funemac, respectivamente, Gleison Guimarães e Carlos José Mattos de Andrade.

- Envolver os corpos discentes e docentes neste trabalho desenvolvido pela Funemac e aberto à comunidade, para que as pessoas entendam um pouco dos projetos que são apresentados neste campus, é uma iniciativa considerável – destacou o professor palestrante.

Ele apresentou uma visão global de acidentes ofídicos que podem ser letais, e não somente picadas de serpentes venenosas, mas também de abelhas, os edemas no corpo causados por esses ataques, as hemorragias, lesões celulares pelas toxinas e outros documentados por imagens, algumas microscópicas, com modelos de estudos in vivo e in vitro.

O que pode acontecer com as vítimas de acidentes ofídicos? O professor também explicou desde casos com mortes ou amputação de membros e o tratamento adequado com soro antiofídico produzido no Brasil e também com a utilização de heparina. Na sequência, ele mostrou ainda o músculo regenerado 21 dias após a injeção do veneno.

Os resultados obtidos são impressionantes a partir de métodos e técnicas especiais utilizados nos ensaios e suas reações em ratos e camundongos. Também foram abordados estudos feitos com substâncias de plantas antiofídicas naturais e sintéticas com usos medicinais que conseguem aniquilar o veneno de uma cascavel, por exemplo, impedindo a morte celular.

Médico, Melo também apresentou edemas causados pela planta conhecida como comigo ninguém pode e uma solução caseira até que a vítima seja levada ao médico. Ele relatou casos de adultos e crianças que morrem atingidos pela substância dessa planta que poderiam ser salvos com uma medida simples que pode ser encontrada dentro de casa: mistura de bicarbonato de sódio com água morna, bastando aplicar, com ajuda de algodão, no local afetado e fazer bochecho.

- Pesquisa é multidisciplinar, tem de ter vontade profissional e pessoal em volta dos estudos e a cultura popular é fundamental neste processo. A proposta para Macaé é mostrar aos alunos que a resposta de cada experiência é um aprendizado e criar com eles a interação necessária que abre portas. É importante esse projeto da Funemac para estimular os estudantes a ter visão crítica nos estudos e saber fazer escolhas, sem serem manipulados – finalizou o palestrante.



Conhecendo o projeto

Os temas de pós-graduação produzidos em sala de aula e nos laboratórios pelos alunos pesquisadores da Cidade Universitária serão apresentados de forma que as pessoas conheçam de perto o que diz a ciência e numa linguagem acessível. É isso que pretende a nova gestão da Funemac com o Academia & Sociedade.

Uma vez por mês haverá palestra sobre a produção dos alunos de especialização, mestrado e doutorado não só para o público acadêmico, mas também para a comunidade em geral. Com o projeto, os temas dos trabalhos dos pesquisadores desenvolvidos nas monografias, dissertações e teses serão trocados em miúdos durante apresentação para o público que comparecer ao evento, que é gratuito.

O projeto foi desenvolvido pelo Centro de Extensão e Sociedade (Centrexs), o Núcleo de Apoio e Fomento à Pesquisa (Nafpa) e o Instituto de Administração de Políticas Públicas (IAPP), vinculados à Superintendência Acadêmica da Funemac. O calendário das palestras será divulgado no portal da prefeitura (www.macae.rj.gov.br) e no Facebook da Funemac. (www.facebook.com/funemac.macae).

A Cidade Universitária está localizada à rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros. Outras informações pelo telefone (22) 2796.2528.