Gerência municipal vai lançar ouvidoria na saúde

11/03/2005 17:11:54 - Jornalista:

A prefeitura de Macaé quer saber se a população está sendo bem atendida nos Postos de Saúde e no Pronto Socorro Municipal. Para isso, a Gerência Municipal, coordenada por Gilso Pessanha Machado, está montando uma ouvidoria que funcionará, a partir de abril, como um termômetro do serviço prestado pela saúde do município à população.

“O prefeito de Macaé quer saber se os moradores estão sendo bem atendidos. Estamos elaborando um formulário onde a população vai responder a diversos quesitos, entre eles, se o atendimento do médico ou do enfermeiro atendeu suas expectativas”, explica Gilso Machado, acrescentando que uma urna será colocada em cada Posto de Saúde e no Pronto Socorro, e funcionários estarão recolhendo os formulários toda semana.

A Gerência Municipal encaminhará o que for detectado pela ouvidoria através dos formulários, ao prefeito de Macaé, Riverton Mussi, e ao secretário de Saúde, Fernando Diogo. “A intenção é melhorar cada vez mais o atendimento que é dado à população”, enfatiza Gilso.

Além da saúde, o gerente municipal explica que a ouvidoria verifica as irregularidades que acontecem no município em relação à administração pública. Uma equipe da ouvidoria percorre a cidade fotografando todo tipo de problemas. Entulhos nas ruas, buracos, árvores que estão precisando de poda, são algumas das situações que a ouvidoria procura resolver encaminhando as respectivas secretarias.

“O prefeito já aprovou e nós já estamos formando uma equipe e adquirindo equipamentos para atender à população com agilidade. Não vamos interferir na área de ninguém, apenas vamos procurar dar respostas mais rápidas a problemas mais simples”, argumenta Gilso, lembrando que as questões mais complexas continuarão sendo encaminhadas às secretarias responsáveis.