Gestantes da serra recebem acolhimento pelo Cras

2019-05-07 18:20:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
Foto da reunião.
Foto: João Barreto
Palestra e distribuição de kits marcaram ação desta terça

Onze gestantes, atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Serra, receberam kits contendo produtos básicos para os bebês, na tarde desta terça-feira (7). A entrega aconteceu na sede do órgão público, no Macaé Facilita de Córrego do Ouro. Foi uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade da Prefeitura de Macaé. Na ocasião, estiveram presentes profissionais da Divisão Especial da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) e três estagiárias de Nutrição, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Segundo a coordenadora do Cras da Serra, Amélia Augusta, o grupo de gestantes tem o objetivo de efetivar a integração social, devidamente incluída na política de assistência social. "Esta atividade tem diretrizes nacionais. Uma das vantagens concedidas a elas é o benefício eventual, como esse que as gestantes estão recebendo", avisa.

Já a assistente social Suzana Mancebo explica que o kit básico para bebê dispõe de fraldas, banheira, toalha e outros itens."Estes artigos são oferecidos às gestantes acompanhadas no Cras. Elas devem estar incluídas em famílias em situação de vulnerabilidade social", conta.

Gestantes

Gestante no sétimo mês, Tatiana da Silva (33), disse que é importante a ajuda da Prefeitura de Macaé às futuras mães. Seu filho nascerá em dois meses e se chamará Lorenzo. Ela mora no Trapiche.

Já Lucilene de Sales (36), que está estabelecida com sua família em Córrego do Ouro, afirma que o acompanhamento que tem recebido (kit e palestras) valoriza e apoia a ela e a seu filho, de modo fundamental. O bebê, que também nascerá daqui a dois meses, se chamará Yuri.

Palestra

A Catan foi convidada pelo Cras da Serra a promover um bate-papo com as gestantes. As estagiárias Tamiris Santos, Ana Laura Machado e Gabriela Duarte, falaram sobre o tema "Alimentação Saudável na Gestação", orientadas pela responsável técnica da Catan, Rejane Reis, e pela responsável técnica pelo acompanhamento dos beneficiários do Bolsa Família, Márcia Ramalho.

Foram destacadas algumas questões que devem ser evitadas durante a gestação, como o consumo de alimentos crus, como carne mal passada e vegetais não higienizados.

Busca

Acesso Rápido

Destaque