Gestores do Desenvolvimento Social participam de capacitação

20/09/2018 12:52:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Divulgação

O encontro discutiu a atualização de Planos de Assistência Social

Gestores da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade participaram, neste mês, do curso CapacitaSUAS com o tema: "Atualização de Planos de Assistência Social", ministrado no Sesc de Copacabana, no Rio de Janeiro. O evento foi uma realização do Ministério do Desenvolvimento Social; Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social e executado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj).

O objetivo foi discutir o cotidiano do trabalho nos diversos dispositivos que compõem o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O CapacitaSuas prevê ações de capacitação e formação de acordo com Política Nacional de Educação Permanente do SUAS.

A secretária de Desenvolvimento Social, Tatiana Pires, explica que a capacitação foi exclusiva para gestores e abordou assuntos como planejamento de gestão de política de assistência social e estratégias que serão aplicadas em benefício dos usuários da secretaria.

"É importante capacitar os nossos servidores para que eles possam ampliar seus conhecimentos e aplicar em nossa secretaria. O encontro foi muito enriquecedor e o que chamou a atenção da equipe foi sobre o monitoramento aplicado nos programas e projetos sociais. Foi ainda uma oportunidade de integração com outros municípios, onde tivemos a oportunidade de trocar experiências e avaliar como o nosso trabalho está e ter soluções para algumas questões que tínhamos. Esse encontro abriu o nosso horizonte", destacou.

Para o tesoureiro do Fundo Municipal de Assistência Social, Júlio César Damasceno, é importante qualificar a equipe. "As informações que tivemos no encontro possibilita contribuir não só no trabalho que desenvolvo, mas em todos os outros setores e de outras secretarias", afirmou.

A coordenadora da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Rúbia Rangel, disse que o encontro deu orientações sobre o Plano Municipal de Assistência Social, que passa, atualmente, por reformulação. "O CapacitaSuas mostrou como é desenvolvida a metodologia para realizar um plano, fundamentos teóricos, pesquisa de campo e repasse de verbas para que projetos e programas sejam desenvolvidos no município", contou.

Ela acrescentou ainda que essa foi a segunda fase da capacitação. A primeira abordou principalmente financiamento e transferência de recursos. "Já está programado para o mês de novembro uma nova capacitação com o tema: "Proteção Especial". A formação será destinada aos servidores que trabalham no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Cemaia, Centro Pop, Pousada da Cidadania e Conselho Municipal de Assistência Social (Comas)", finalizou Rúbia.


Fotos Relacionadas