Glicério vai ganhar nova Unidade de Saúde

24/05/2005 14:44:28 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

O atendimento na área de saúde vem crescendo na serra de Macaé. Além de estar sendo construindo o Hospital da Região Serrana, em Trapiche, o distrito de Glicério vai ganhar uma nova Unidade de Saúde. As obras de reforma e adaptação já foram iniciadas pela prefeitura de Macaé – secretaria municipal de Saúde – na antiga danceteria Liz Dance, no centro do distrito, que foi adquirida pela municipalidade.

Segundo o subsecretário de Saúde, Luiz da Penha, a planta foi aprovada pela administração municipal e as obras devem estar concluídas dentro de 90 dias. O local será transformado em unidade mista de Saúde, funcionando com unidade básica e PSF. O objetivo do governo municipal é que a unidade, além continuar o bom atendimento nos distritos serranos, dê suporte ao hospital, cujas obras estão sendo concluídas.

A unidade mista de Saúde de Glicério atenderá às urgências e emergências de toda região. O local também realizará atendimento ambulatorial. O prédio tem dois andares. No térreo, funcionarão a urgência e emergência e o PSF. Na parte de cima, as demais estruturas. Contará com três consultórios médicos, dois consultórios odontológicos, consultório de serviço social e de ortopedia. A unidade terá plantão médico e odontológico 24h, visando atender as comunidades e os turistas que visitam a serra durante todo o ano. Contará ainda com farmácia popular para distribuição de remédios.

Para realizar as ações básicas de Saúde, a unidade contará com salas de atendimento individualizado, educação em saúde, fisioterapia, imunização, armazenamento e distribuição de alimentos de programas especiais desenvolvidos pela secretaria de Saúde, de preparo de pacientes (com consulta de enfermagem, triagem, biometria) de politrauma, de curativos, suturas e coleta de material, reidratação (oral e intravenosa), inalação, aplicação de medicamentos.

Para internação de curta duração, a unidade terá posto de enfermagem e serviços, área de prescrição médica, quarto individual e quarto coletivo e sala de espera para pacientes e acompanhantes, área para marcação de consulta, depósitos, sanitários, sala administrativa e copa.

Luiz da Penha disse que a atual unidade de Saúde de Glicério não atende mais à demanda da região. Segundo ele, é pequena e sua localização não tem se mostrado mais satisfatória, principalmente quando ocorrem chuvas fortes. No início do ano, a unidade foi alagada duas vezes. Esta situação é que vem acelerando as obras da nova unidade de Saúde de Glicério, para continuar garantindo à comunidade um atendimento de qualidade.