Governo defende planejamento integrado

28/04/2005 16:41:02 - Jornalista: Eduardo Lemos

Os secretários de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Gurgel, de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan e de Obras, José Tadeu Campos, se reuniram nesta quinta-feira (28) com a diretoria da Ampla. O objetivo do encontro foi iniciar um processo de planejamento integrado com as principais prestadoras de serviços de infra-estrutura que atuam no município.

- A visão do governo é de uma atuação integrada, de forma a preparar as empresas para o suporte ao desenvolvimento de Macaé nos próximos quatro anos – afirmou o secretário de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, destacando alguns investimentos de impacto na logística e na infra-estrutura do município que o governo vai fazer, como a construção dos Pólos Tecnológico, Industrial, ampliação do Pólo de Serviços e implantação do Complexo Universitário, cujas obras já começaram.

Gurgel destacou que o governo espera ter a concessionária como parceira no dia-a-dia, inserindo no processo de planejamento da cidade. “O papel do poder público é apoiar a ampliação dos negócios já estabelecidos na região, e também oportunizar atração e retenção de novos investimentos, garantindo crescimento real e melhor distribuição da riqueza”, observou.

INVESTIMENTO - De acordo com o representante da Ampla em Macaé, Dalmer de Souza, a empresa vai investir R$ 20 milhões neste ano no município, inclusive com a construção de uma subestação no bairro Imboassica, na região do Pólo de Serviços. “Será o maior investimento em um município no Estado do Rio neste ano”, comparou Souza, detalhando que hoje Macaé conta com três subestações, até o final do ano, serão quatro.

- Com as quatro subestações, será possível manter a região abastecida pelos próximos cinco a dez anos – acrescentou o Diretor de Relações Institucionais e Novos Negócios da Ampla, Mario Rocha. A concessionária possui 65 mil clientes em Macaé – 85% são residenciais. A unidade da Ampla em Macaé cobre oito municípios da região, de Casimiro de Abreu até Quissamã.

Dalmer de Souza ressaltou que hoje, Macaé é o município que mais cresce na área de concessão da Ampla. “Somente em 2004, o crescimento foi de 10,4%”, assinalou. Ele informou também que a empresa ampliou o número de postos de arrecadação no município para cinco. “Vamos ampliar mais ainda para a região periférica da cidade para que o cliente não precise vir ao Centro”, justificou. Segundo o representante em Macaé da Ampla, 95% dos casos que ingressam no Procon contra a concessionária são resolvidos.

O diretor de Relações Institucionais e Novos Negócios comentou que o convite para a reunião com os secretários foi bem vista. “Estamos à disposição e é nossa obrigação prestar esclarecimento”, frisou. Gurgel informou que serão convidadas para outras reuniões com o governo, empresas do setor de abastecimento de água e saneamento, de telecomunicações e grandes prestadoras de serviços.