Governo dobra capacidade de atendimento da Escola Estadual Municipalizada Fazenda Sta Maria

13/06/2019 18:37:00 - Jornalista: Equipe Educação

Foto: João Barreto

O novo espaço vai atender a Educação Infantil

A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Educação, apresenta para a comunidade nesta sexta-feira, dia 14, as 8h, o novo espaço da Escola Estadual Municipalizada Fazenda Santa Maria (Morro Grande), na rua Aderson Ferreira Filho, estrada antiga Macaé-Glicério, Km 8. Atualmente, a unidade atende um total 167 alunos, sendo 69 de Educação Infantil e 98 de Ensino Fundamental. Com ampliação, a escola poderá atender mais 40 crianças de Educação Infantil e 120 alunos de Ensino Fundamental, totalizando 327 alunos matriculados.

O novo prédio conta com três salas de aula, uma secretaria, uma sala da direção, três banheiros sendo dois para alunos e um para funcionários; e uma cozinha experimental. No total a escola estará a partir de agora com oito salas de aula, seis banheiros, sendo quatro para alunos e dois para funcionários, uma sala de leitura, uma sala de secretaria, duas cozinhas, sendo que uma experimental, uma despensa, uma quadra poliesportiva, um refeitório, dois depósitos e um almoxarifado.

A direção conta que a demanda escolar aumentou e sofreu algumas alterações em seu perfil. Antes uma escola que servia somente a comunidade rural, estendeu seu atendimento a muitos moradores oriundos da cidade. A escola, que é referência para os moradores da comunidade rural e dos condomínios localizados nas adjacências, foi municipalizada em 1995 e inaugurada no mês de outubro de 1966.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a reforma da escola atende aos anseios da comunidade escolar.

"Temos trabalhado para atender da melhor forma os alunos do segmento infantil para facilitar o dia a dia dos pais e o processo de ensino das crianças. A expansão das unidades é a prova da universalização do atendimento às crianças na faixa de dois anos, conforme é estabelecido pelo Ministério da Educação".

Recentemente o Governo inaugurou outras duas escolas, uma no Jardim Vitória, a Escola Municipal de Educação Infantil Maria Lira Beraldini Campos e a outra no espaço que funciona a antiga Casa da Criança e do Adolescente, no Centro, a Escola Municipal de Educação Infantil Professor José Augusto Abreu Aguiar.

Outras obras que estão a todo vapor são das escolas do Lagomar, bairro mais populoso de Macaé, que ganhará duas novas escolas. Uma será de Educação Infantil (2 à 5 anos) cinco anos e uma outra para os alunos do Ensino Fundamental (6 ao 9 anos). Ambos os espaços que estão em construção são localizados na avenida Parnaíba, snº(antiga Avenida W 28).

Outros projetos também estão em fase adiantada como o da nova unidade de Educação Infantil na Barra de Macaé, que vai funcionar no antigo Hospital do Sase. Também estão previstas obras no Bosque Azul.


Fotos Relacionadas