Governo Eletrônico investe em infra-estrutura tecnológica

01/09/2005 15:54:21 - Jornalista: Janira Braga

A Secretaria de Ciência e Tecnologia promoveu na manhã desta quinta-feira (1), no auditório da Guarda Municipal, um seminário para secretários, coordenadores e assessores ligados a processos administrativos, sobre o programa Governo Eletrônico. O secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, informou que a implantação do Governo Eletrônico está na fase de investimento em infra-estrutura tecnológica, o que vai permitir a transmissão de dados entre as secretarias.

- O Governo Eletrônico é a ferramenta mais importante para o aumento do desempenho da administração pública – destacou Jordan, acrescentando que a população será beneficiada com a implantação do sistema pela transparência da administração, pelo acesso aos projetos de governo, pela participação efetiva nas decisões do governo. “Além disso, o Governo Eletrônico propiciar acesso à informação”, destacou.

O secretário explicou que, por meio do Governo Eletrônico, o contribuinte, por exemplo, não precisará mais ir à sede da prefeitura para acompanhar um processo. “O cidadão terá acesso às informações de saúde, educação, IPTU, ISS e qualquer consulta de serviço público pela internet, através de um banco de dados”, afirmou Jordan.

O geoprocessamento será outro subproduto do Governo Eletrônico. Por meio do geoprocessamento, a prefeitura fará a atualização do cadastro imobiliário do município e traçará um verdadeiro raio-x de Macaé, com todas as posições de imobiliário urbano georeferenciadas.

- Pelo geoprocessamento, vamos conseguir consolidar no mesmo banco de dados as informações que atendem demandas do Meio Ambiente, secretaria de Obras, Planejamento, Plano Diretor, Habitação, Fazenda, pela arrecadação tributária, entre outros órgãos – detalhou o secretário, ressaltando que o geoprocessamento traz soluções integradas para diversas atividades.

Jordan observou que até o final de 2005, de acordo com o cronograma, o Governo Eletrônico estará com 20% do projeto concluído. “Vamos procurar finalizar toda a implantação do programa nos próximos dois anos”, prosperou. Na reunião desta quinta com os secretários, especialistas em Governo Eletrônico explicaram todos os detalhes do programa, a utilização e os benefícios.

- Hoje, o governo eletrônico é uma tendência internacional. Macaé é uma cidade que passa por uma transformação socioeconômica e não poderia ficar de fora de um processo de evolução que é a implantação do Governo Eletrônico, uma ferramenta consagrada em administração pública – concluiu o secretário de Ciência e Tecnologia.