Governo entrega mais 128 unidades habitacionais

05/04/2019 16:27:00 - Jornalista: Mônica Braga

Foto: Rui Porto Filho

Foram entregues 128 chaves das unidades habitacionais

A Prefeitura Municipal de Macaé, através da Secretaria Adjunta de Habitação, realizou nesta sexta (5), cerimonial de entrega das chaves de 128 unidades habitacionais no Conjunto Habitacional Carlos Emir Mussi para os beneficiários oriundos de construções localizadas em áreas de risco e impróprias do Complexo da Ajuda.

O evento contou com a presença do prefeito de Macaé, Dr Aluizio Júnior, secretários municipais, vereadores e representantes da Caixa Econômica, empresas de gás, luz e telefonia, além das famílias contempladas.

Para o prefeito Aluizio, esse momento da entrega das chaves materializa todo o processo.

"O governo precisa completar sua tarefa. Não adianta a família sair de um lugar de risco e não ter onde ficar. Momento como este é a conclusão de um trabalho pois, em todo esse processo, o que mais importa é a população que vivencia tudo isso", pontuou o prefeito, acrescentando que, em breve, funcionará no local uma Unidade Básica de Saúde.

O vereador Márcio Bittencourt também frisou a ideia da Unidade Básica de Saúde e agradeceu estar no processo. "Faço parte, com orgulho, da comissão da Regularização Fundiária de Macaé, e é muito gratificante estar na conclusão de todo esse trabalho. Parabéns aos envolvidos e vamos trabalhar para que cada vez mais famílias tenham acesso à moradia popular", disse o vereador.

A arquiteta Adriana Marcondes, a Assistente Social Eliene Silva e a Engenheira Alessandra Schueler, profissionais que atuam na Habitação e estão diretamente ligados a esse processo, afirmam que até esta entrega das chaves, no decorrer das ações, os beneficiários tiveram acompanhamentos por meio de oficinas para o melhor convívio em grupo, visitas guiadas, informações sobre a planta e pavimentos sobre a nova moradia e conhecimentos sobre adaptações para necessidades especiais.

"Cumprimos cronograma com todas essas ações, dando o suporte e atenção coletiva e individualizada. Ainda haverá acompanhamento para as famílias nessa nova fase de mudanças", explicou Adriana.

Sebastiana Gomes, uma das beneficiárias, externou toda dificuldade do que é viver na pele essa mudança para, depois de tantos danos, estar em sua casa própria e segura. "Confesso que toda essa mudança me assustou muito, sofri, passei pela pousada, aliás com toda estrutura para atender a população que precisou. Mas ter que sair do "nosso canto" é doloroso demais. Agradeço por esse momento e, hoje, sei que mudar foi preciso, para minha saúde e mais qualidade de vida", relatou Sebastiana.

A Caixa Econômica Federal foi representada pelo superintendente regional Valter Gomes, que garantiu assistência aos beneficiários de acordo com a demanda e dúvida, afirmando que o verdadeiro "DNA" da Caixa é, exatamente, o social, o fazer a diferença.

"É um sonho que se sonha juntos desde a assinatura do contrato até a entrega das chaves. Parabéns a Habitação e todos os envolvidos. Concluímos um propósito que se transformará em mais qualidade de vida", disse Valter.

Também na cerimônia, estavam os deputados estadual e federal Welbert Rezende e Felício Laterça, que relataram a importância do acontecimento, tanto no momento como também na história da homenagem a um ex prefeito, que também realizou feitos quanto a moradias populares, o Dr. Carlos Emir Mussi, nome dado ao Conjunto Habitacional.

"Parabéns a todos envolvidos e a Secretária Tânia Jardim por não descansar enquanto não alcançou o objetivo. Desde novembro estou, orgulhosamente, também, nessa pauta. E quanto aos beneficiários, se mudar foi preciso, é para algo melhor. Cuidem do novo lar, da cidade. A mudança vem também de dentro para fora, o lar é algo muito especial", falou Laterça.

A aposentada Geni dos Santos, demonstrou sua ansiedade para viver na nova residência. "Mais segurança e conforto, lugar mais limpo, isso sim é qualidade de vida. Não vejo a hora de entrar em minha nova casa, não vejo a hora de estar em um lugar limpo e saudável, Obrigada", relatou Geni.

Para Tânia Jardim, secretaria de Habitação, acompanhada do secretário de Infraestrutura, Célio Chapeta, "cada fase foi bastante significativa, mudar requer muitos "poréns", assim as famílias tiveram todo acompanhamento e assistência."

"É com muita satisfação que faço parte dessa entrega de chaves. Todas as etapas que a Habitação proporcionou ao beneficiário para planejar a sua ida para o imóvel foram válidas, missão cumprida. Todos têm direito a uma moradia digna. Por isso que não medimos esforços para alcançar o objetivo. Obrigada ao prefeito, a equipe da Habitação, ao Deputado Laterça e todos envolvidos. Sem o apoio de vocês não seria possível", finalizou Tânia Jardim.

E acrescenta que, fazendo parte do cronograma das mudanças, ainda há ações a serem desenvolvidas:

08 e 09/04 - Demolição/Mudança beira do canal.

10/11 - Demolição/Mudança, ENEL e gasoduto.


Fotos Relacionadas