Grupo Gestor participa de conferência mundial sobre inclusão digital

01/03/2005 17:09:00 - Jornalista:

Buscar a ampliação de informações de novas tecnologias para implantação do EGOV (Governo Eletrônico). Este foi o objetivo do Grupo Gestor de Informática, criado pelo prefeito Riverton Mussi, que participou do Seminário de Tecnologia de Wireless.

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia e membro do Grupo Gestor, Guilherme Jordan, o evento foi importante pela oportunidade da troca de informações. “Em relação à administração pública eletrônica, internet e inclusão digital encontramos soluções aplicadas em outros municípios”, disse.

A conferência, promovida pela Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro); o Wireless Internet Institute; a United Nations ICT Task Force e o Governo Estadual, aconteceu nos dias 22 e 23 de fevereiro, no JW Marriott Hotel no Rio de Janeiro. É a primeira vez que o Brasil sedia o encontro, que faz parte de uma série de oito conferências programadas em diversos países do mundo, cada uma sobre um tema ligado à aplicação da internet sem fio, em banda larga. A conferência mundial teve como tema "Oportunidade da internet sem fio para as comunidades carentes na América Latina: uma perspectiva brasileira".

Com base em estudos de casos, foram mostrados os benefícios do acesso a redes sem fio para as comunidades locais e potencial retorno do investimento e de novas fontes de renda, além de discutir o acesso e a tecnologia para a inclusão digital.

Atualmente, são utilizados diversos tipos de tecnologia onde, segundo Guilherme Jordan, grande parte dos municípios está em busca de um formato padrão para administração pública eletrônica e para a inclusão digital. “Neste evento, o foco principal foi o Wireless, porém não é a única solução, acreditamos que a solução está na combinação de tecnologias em casos específicos”.

Uma grande parte das cidades está utilizando sistema integrado com uma combinação de diversas tecnologias como fibra ótica, wireless e PLC. “Para cada tipo de situação existe um tipo de tecnologia”, garantiu Jordan.

O prefeito Riverton Mussi deu um passo importante na formação do Grupo Gestor de Informática. Ele pretende, num curto intervalo de tempo, integrar a administração pública com tecnologia e, a inclusão digital aos munícipes. “A inclusão digital é o primeiro passo para inclusão social”, concluiu o secretário.

Participaram também do evento o secretário de Indústria e Comércio, Alexandre Gurgel; o gerente de Difusão Tecnológica do IMMT, Fabrício Costa; os representantes do Fundec, Renato Silva; da Gerência Municipal, Saulo Santos e da secretaria de Comunicação, Marco Aurélio e Marcelo Aguiar. Cerca de cem prefeitos de cidades brasileiras e de países como Venezuela, Argentina, México e Chile, entre outros, estavam presentes ao evento, que contou ainda com representantes do governo federal, de agências de fomentos, investidores privados, entidades de serviços, da área de saúde e educação, além de fabricantes de tecnologia e provedores de serviços.