Guarda Municipal completa sete anos

05/05/2005 13:59:37 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Criada em 22 de maio de 1998, a Guarda Municipal de Macaé completa neste Mês de maio sete anos, com várias programações destinadas a mostrar aos macaenses a importância do trabalho realizado neste período e os projetos que vem desenvolvendo para a segurança da população e proteção do patrimônio do município. O objetivo é que este mês de maio seja o Mês da Guarda, que se prepara a cada dia para ser uma guarda-cidadã, para atuar na segurança pública.

“É tendência do governo federal a municipalização da segurança pública, estando projetos neste sentido já tramitando no Congresso Nacional”, comentou o presidente da Guarda Municipal de Macaé, Antônio Franco de Carvalho, que vem se empenhando neste sentido. “Nosso maior objetivo é que a Guarda Municipal trabalhe a cada dia em prol da cidadania do macaense”, afirmou.

Várias programações marcarão aniversário da Guarda

Foi criada uma comissão especial para elaborar a programação do aniversário da Guarda. O presidente da Comissão é o diretor do Departamento Jurídico, Ronaldo Linhares. Ele informou que no próximo dia 19 de maio acontece a cerimônia de Formatura Geral da Guarda, tendo como convidado especial o prefeito Riverton Mussi.

A Formatura contará com a presença de outras autoridades constituídas do Município e, nesta ocasião, será premiado o Guarda-Padrão, escolhido em votação eletrônica pelos próprios guardas pelas condições disciplinares e trabalho realizado na instituição. Também serão entregues sete Títulos de Amigos da Guarda, comemorando os sete anos da Guarda em Macaé. No dia do aniversário, 22 de maio, não acontecem comemorações porque a Guarda estará trabalhando na Exposição no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha.

Guarda Municipal e Macaé Cidadão em Ação de Cidadania

No dia 25, a Guarda Municipal ocupará todo espaço da Praça Washington Luiz, com a realização do evento “Guarda Municipal em Ação pela Cidadania”, em parceria com o Macaé Cidadão e secretarias municipais. Ronaldo Linhares ressaltou a parceria com o Macaé Cidadão e o trabalho realizado pela coordenadora Amélia Augusta Guedes.

Estarão montadas na praça 20 tendas, mostrando a potencialidade e a qualificação dos guardas municipais. Acontecerão práticas esportivas e de educação física, apresentação de guardas treinados para abordagem e detenção na Academia Quality. A Secretaria Municipal de Saúde ocupará uma das tendas para vacinação de idosos, realização de exames de glicemia, medição de pressão arterial, distribuição de folders. Também estarão na Washington Luiz, o Hemo-Rio, com cadastramento para doação de medula e o Viva Rio, com divulgação de segurança pública. Serão apresentados vários projetos desenvolvidos pela Guarda, como o Patrulhamento Escolar, Guarda Mirim, treinamento de paraquedistas para ações de resgate e salvamento, peças teatrais direcionadas aos trabalhos realizados pela Guarda, entre outros.

Cuidar do trânsito é competência da Secretaria Municipal de Transporte

Ronaldo Linhares lembrou que a Guarda Municipal não tem mais a competência de cuidar do trânsito no município. Essa função ficou a cargo da Secretaria Municipal de Transporte, criada pela prefeitura de Macaé para exercer todas as atividades concernentes ao trânsito e transporte no município. A Guarda Municipal ainda vem colaborando com o trânsito até que a Secretaria de Transporte, recém criada, acabe de se estruturar.