Guarda Municipal institui serviço de Capelania

03/03/2005 10:54:25 - Jornalista:

Para ajudar a melhorar o relacionamento pessoal e problemas do dia a dia, a Guarda Municipal implantou o serviço de Capelania. A Capelania tem como objetivo disponibilizar a todos os agentes, vigias e demais pessoas que prestam serviços à corporação, aconselhamento no sentido de minimizar problemas sociais surgidos no cotidiano de cada um. “O aconselhamento faz parte dos meios que levam ao cidadão a ter mais conforto, elevação da auto-estima e, na maioria das vezes, as soluções de seus problemas”, disse o presidente da Guarda Municipal, Antônio Franco de Carvalho.

Ao assumir a presidência da Guarda, Antônio Franco de Carvalho procurou conhecer mais de perto a situação dos funcionários da autarquia. Ele constatou que existia uma incidência dos mais diversos problemas, na maioria das vezes, causados por dificuldades pessoais. “Problemas pessoais levam o cidadão à intranqüilidade, o que repercurte nas atividades profissionais. Por isso, decidimos instituir a Capelania”, comentou.

A missão da Capelania é colaborar na formação integral do ser humano, oferecendo oportunidade de conhecimento, reflexão, desenvolvimento e aplicação dos valores e princípios éticos-cristãos e da revelação de Deus para o exercício saudável da cidadania. De uma forma mais prática, a Capelania existe para auxiliar, orientar, ouvir e ajudar o cidadão quando precisar ou for necessário.

Enquanto o serviço de não for oficializado por normas do executivo municipal, seus trabalhos estão sendo exercidos por voluntários da Guarda, que reúnem condições técnicas-religiosas para o desempenho da missão. A Capelania tem como responsável o agente e Antônio Simões Neto, que também é pastor, e é subordinada diretamente ao gabinete do diretor-presidente. “De uma forma mais prática, a Capelania existe aqui na Guarda para auxiliar, orientar, ouvir e ajudar os guardas quando precisarem ou for necessário”, disse.

Para Neto é importante ter este serviço na corporação, devido à necessidade de uma preparação espiritual, já que muitos guardas tem uma vida atribulada pela situação que eles enfrentam no dia-a-dia. Será um local disponível onde se trabalhará a parte espiritual e também a vida social familiar dos agentes. “A família é a coisa mais importante que existe na sociedade. Ela é a base de tudo”, afirma. A Capelania está funcionando diariamente na própria sede da Guarda Municipal sempre quando há uma solicitação dos agentes. Este trabalho está em prática desde o dia 25 de fevereiro.Em apenas cinco dias já beneficiou mais de 1% do efetivo da corporação.