Guarda Municipal realiza Ação Pela Cidadania

12/05/2005 18:44:48 - Jornalista: Sérgio Lopes

A Guarda Municipal já está programando vários eventos neste mês de maio para festejar os sete anos de criação da instituição. Durante este mês, a Guarda Municipal irá apresentar à comunidade macaense os projetos que vêm desenvolvendo, visando à cidadania plena dos moradores.

A Guarda Municipal de Macaé foi criada pela Lei Municipal nº 20, de 1º de dezembro de 1947, pelo prefeito Milne Evaristo da Silva Ribeiro. Em 22 de maio de 1997, com Lei Complementar 005/97, foi instituída a Empresa Municipal de Guarda (EMUG). Diante da necessidade de se adequar ao novo Código de Trânsito Brasileiro, em 07 de junho de 1998 foi instituída a atual Empresa Pública de Vigilância e Trânsito de Macaé – Guarda Municipal.

O Poder Executivo de Macaé, através da Lei Complementar nº 024, de 13 de novembro de 2001 e, através do Decreto 138, de 26 de dezembro de 2001, instituiu a Empresa Pública de Vigilância e Trânsito de Macaé – Guarda Municipal - como Autarquia. Com a nova razão social, a Empresa Pública passa a ser chamada de Guarda Municipal de Macaé.

As comemorações oficiais começam no dia 19, quarta-feira, às 8h, com a Formatura Geral. A solenidade acontece na sede da Guarda Municipal onde haverá a entrega de certificados a personalidades agraciadas com o título de “Amigo da Guarda” e homenagem com entrega de prêmio ao Guarda Padrão, eleito por toda corporação.

No dia 25, a Guarda Municipal vai realizar a Ação Pela Cidadania, em parceria com o Programa Macaé Cidadão, contando com a participação de várias secretarias municipais e também com as polícias Federal, Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros.

Este evento se realiza a partir das 8h, na praça Washington Luís, quando será feito o hasteamento da Bandeira Nacional com a execução do Hino Nacional e canto do Hino de Macaé. Já às 9h terá início à visitação às atividades da Tenda Cultural pelas autoridades e convidados.

Durante todo o mês de maio o Patrulhamento Escolar da Guarda Municipal, pertencente ao Departamento Patrimonial, receberá, diariamente alunos da rede municipal de ensino para visitação a sede do quartel da guarda, bem como, participarem de palestras com guardas qualificados em diversos segmentos profissionais.

O diretor-presidente da Guarda Municipal, Antônio Franco de Carvalho, elogiou o desempenho de toda corporação que tem realizado importante trabalho para a consolidação dos compromissos assumidos junto à comunidade. Ele destaca o padrão adotado pelo atual Governo para a corporação, o que tem colocado Macaé numa posição de destaque, proporcionando maior respeito no relacionamento com a população.