Guarda Municipal realiza curso de Patrulhamento Urbano

11/04/2018 17:48:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Divulgação

Capacitação contou com a participação de 21 guardas municipais de Macaé e outras cidades

Com trabalho reconhecido em todo Estado do Rio de Janeiro, a Guarda Municipal de Macaé realizou curso de Patrulhamento Urbano. A capacitação contou com a participação de 21 guardas municipais das cidades de Itaperuna, Nova Friburgo, Niterói e Macaé e foi realizada na base do Grupo de Apoio Operacional (GAOP), da Secretaria de Ordem Pública, na Granja dos Cavaleiros.

De acordo com o responsável pelo Centro de Treinamento Tático Operacional, João Henrique Ribeiro, foram 12 horas de curso, com parte teórica e prática. "Oferecemos o curso gratuitamente e este tem o objetivo de mostrar para outras Guardas Municipais a nossa metodologia de trabalho, que será adaptada às características de cada cidade", disse.

Na primeira parte do curso foi apresentado o conteúdo teórico, com debate da legislação que fala sobre as rotinas e atribuições dos guardas municipais, formas de abordagem e procedimentos estratégicos.

Ribeiro acrescentou que a parte prática foi voltada para as várias formas de abordagem, como patrulhamento à pé e motorizado e condução, sempre pautada na segurança do operacional. "É importante que, nestas situações, o agente trabalhe com segurança para que possa ajudar o cidadão em suas necessidades", frisou.

Além de cursos para Guardas Municipais, a partir do segundo semestre, o Centro de Treinamento Tático Operacional também irá oferecer palestras para a população. Entre os temas que serão abordados estão o de Segurança Urbana, com repasse de informações sobre como o cidadão deve proceder em diversas situações, como ao chegar em casa. Outro curso será de adestramento básico de cães.



Fotos Relacionadas