Guarda Municipal vai ter nova estrutura

14/03/2005 10:08:16 - Jornalista:

A fiscalização do transporte alternativo irregular agora é atribuição exclusiva da Secretaria Municipal de Transportes, na pessoa do secretário Fernando Luiz Magalhães, e não mais da Guarda Municipal. A informação foi repassada pelo diretor-presidente da Guarda, Antônio Franco de Carvalho.

Antônio Franco informou que a estrutura da corporação vai mudar. De acordo com ele. A divisão de trabalhos foi necessária para que tanto a Guarda Municipal quanto a Secretaria de Transportes pudessem realizar um melhor trabalho. “Este é o melhor caminho. Certamente não será a solução para tudo, mas é um passo excepcional para nos dar o grau de maturidade para enfrentar os problemas", disse Antônio Franco.

De acordo com o diretor-presidente da Guarda, não há divergências entre os órgãos municipais. Ele negou que haja conflitos entre a guarda municipal e secretaria de Transportes: "O Fernando Magalhães, secretário de Transportes, está dando uma contribuição extraordinária. O secretário está trabalhando com afinco no sentido de coordenar e melhorar o trânsito na cidade, de maneira que toda a população saia ganhando. Portanto, o apoio da Guarda é apenas de logística”, disse.

Em relação à mudança de postura da população junto à instituição, ele falou que está mudando. Segundo ele, a população vivia a uma certa distância da guarda, porém, com essa nova mentalidade, a população está se aproximando da corporação. “O que está ocorrendo é que ao se aproximar de um guarda as pessoas estão recebendo carinho e, quando recebe carinho, ela retribui com carinho”, revelou.

O diretor-presidente enfatizou que o papel principal da Guarda é proteger e fazer a segurança da sociedade. Hoje ela não tem o poder de multar como tinha antes. Esse trabalho de multar é feito agora pela Secretaria de Transportes. A corporação vai passar a cuidar dos prédios públicos; da área florestal ajudando a Secretaria de Meio Ambiente na fiscalização; cuidará da orla marítima em parceria com o Corpo de Bombeiros ajudando na proteção dos banhistas e terá ainda um grupamento de Defesa Civil para prevenir qualquer situação que possa acontecer nas encostas dos morros do município.

“Tenho pedido aos guardas que sejam educados e gentis, porque a função deles é servir a população macaense. Queremos que cada cidadão veja a guarda como uma instituição cidadã. Estamos trabalhando para isso. Hoje temos uma secretaria de Transportes cuidando especificamente do trânsito de Macaé”, finalizou.

Em relação à secretaria de Transportes, ele explicou que ela está sendo estruturada e em breve irá para um prédio novo, aonde terá a sua estrutura própria. Ela estará levando todo o setor de transporte da Guarda Municipal.