Guardas de Macaé promovem capacitação em Rio das Ostras

20/03/2019 17:06:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Técnicas de abordagem, de entrada tática em ambiente confinado e de patrulhamento são abordadas

O Grupamento de Apoio Operacional (GAOp) da Guarda Municipal de Macaé capacitou durante três dias Guardas Municipais da cidade de Rio das Ostras. O treinamento de Patrulhamento Urbano foi encerrado nesta quarta-feira (20) e ministrado pelo Centro de Treinamento Tático Operacional da Guarda Municipal (CTTO).

De acordo com o instrutor da Guarda Municipal, o subcoordenador João Henrique Ribeiro, no curso foram englobadas situações como técnicas de abordagem, algemamento e condução, técnicas de entrada tática em ambiente confinado e técnicas de patrulhamento em viatura e a pé em área de alto risco. Exercícios de ação imediata para emboscada contra viatura, retirada de operador ferido e Atendimento Pré-hospitalar - APH tático, utilização de armas de tecnologia menos letal, introdução ao gerenciamento de crise e negociação, técnicas de deslocamento em corredores e bloco de treinamento noturno também estiveram no planejamento.

"O caráter mais profissional do operacional e a otimização das ações das equipes são pontos que agregam positivamente e diretamente na prestação de serviços dos Guardas Municipais para a população", frisou.

O GAOp, através do CTTO, tem se aperfeiçoado na condução de cursos operacionais e realiza anualmente treinamento para Guardas Municipais de várias cidades do Estado do Rio de Janeiro e até de municípios de outros estados como Vitória, Vila Velha e Cachoeira de Itapemirim, do Espírito Santo.