Guardas Mirim e Sênior beneficiam 372 pessoas

01/10/2019 10:23:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Bruno Campos

São 86 jovens e 286 idosos nos dois projetos sociais

Os programas sociais da Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Ordem Pública, Guardas Sênior e Mirim, têm proporcionado benefícios para os cidadãos e para os membros dos projetos. Atualmente, são 372 pessoas usufruindo desses serviços.

Segundo a Coordenadora Geral dessas duas corporações, Raquel Giri, são 86 adolescentes de 14 a 18 anos atuando na Guarda Mirim e 286 idosos, acima dos 60 anos, exercendo suas atividades na Guarda Sênior. Ambos os servidores apoiam e auxiliam repartições públicas e seus serviços.

O pagamento dos guardas mirins é meio salário mínimo por mês, tendo a obrigação de estudarem no contraturno do trabalho. Os guardas seniores recebem um salário mínimo integral para também auxiliarem no andamento dos órgãos da prefeitura.

O objetivo das Guardas Mirim e Sênior é promover aos seus públicos maior qualidade de vida. "Para os adolescentes, queremos prepará-los, capacitá-los, inclui-los profissionalmente", conta Raquel, acrescentando que a finalidade da Guarda Sênior é trazer os idosos ao convívio social, afastando deles ociosidade, depressão e baixa autoestima.

"A nossa intenção é dar um incentivo maior às capacitações e preparar os guardas mirins para o mercado de trabalho. Para isso, em outubro será iniciada uma série de cursos no Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), da Secretaria de Educação. Eles estão nos polos municipais, em vários setores, contribuindo nas atividades administrativas mais diversas, pertinentes a cada área de atuação", detalha a coordenadora.

Ela ressalta que vem trabalhando e focalizando para que os adolescentes estejam atentos e proativos nas atividades. "Recebem orientações de disciplina, participam da banda e têm treinamento de ordem unida", comenta.

Mais vida e alegria

Atuando na Guarda Sênior desde sua fundação, há 17 anos, Clélia Moraes, de 81 anos, presta auxílio a crianças, professores, pais e funcionários da Escola Municipal de Educação Infantil Anna Benedicta da Silva Santos.

"Ser guarda sênior colabora para nosso bem-estar geral, elevando a autoestima e trazendo para nós uma sobrevida, além da realização das atividades que nos enchem de alegria, pois nos sentimos úteis", comenta ela.

Desenvolvimento profissional

Ana Damasceno, de 16 anos, é guarda mirim desde fevereiro. Ela auxilia a corporação na área de planejamento, com ênfase a palestras e apresentações.

"Estou gostando muito de ser guarda mirim porque tenho aprendido muitas coisas com os profissionais daqui. Inclusive, coloco em prática conhecimentos de informática que obtive em curso", explica.


Fotos Relacionadas