Habitação promove ações na Ilha Leocádia e Ajuda

2019-09-06 12:05:00 - Jornalista: Mônica Braga
Compartilhe:  
Foto: Divulgação
Levantamento socioeconômico e demolições marcaram a semana

Ações na Ilha Leocádia (bairro Malvinas) e Ajuda fizeram parte do cronograma de atividades da Secretaria de Habitação. Na Ilha Leocádia, profissionais realizaram a continuidade do levantamento socioeconômico das famílias, e na Ajuda, outra equipe atuou na fase final da ação de demolição das residências que foram construídas em áreas impróprias para moradia, ocasionando risco às famílias.

O trabalho realizado na Ilha Leocádia atende ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), celebrado entre o município e o Ministério Público Federal (MPF), que determina a urbanização de toda Ilha. Esse processo contará com trabalhos de saneamento, pavimentação, iluminação pública, reconstrução de ponte de acesso, área de lazer, além de equipamentos públicos. Atualmente, a Leocádia se encontra com 1200 famílias.

O local também recebeu levantamento topográfico contemplando todo o perímetro da Ilha. Outros trabalhos como produtos derivados do levantamento aerofotogramétrico não tripulado, como geração de imagens aéreas da localidade e as plantas-quadra contendo os lotes, também estão sendo utilizados no apoio de campo para o cadastramento socioeconômico.

A engenheira Alessandra Schueler, acompanha as ações na Leocádia desde o início e destaca a importância do envolvimento de toda equipe. "O cadastramento socioeconômico já está passando dos 50% das famílias residentes. Ressalto, também, a importância do trabalho da equipe, contendo engenheiros, arquitetos e assistentes sociais, todos voltados para a ação, garantindo o alcance do objetivo", disse Alessandra.

No bairro Ajuda, a ação de demolição de imóveis, provenientes de construções irregulares, também fez parte do cronograma de atividades da semana. As demolições estão na fase final, após esta atividade, seguirá o trabalho de retirada dos entulhos.

Esse trabalho conta com a junção de várias equipes formando a Comissão de Pronta Ação, que além da Habitação, também inclui representantes das Secretarias de Ordem Pública, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Serviços Públicos, Ambiente e Sustentabilidade, Defesa Civil, além das Polícias Civil e Militar.

As demolições aconteceram com a autorização das famílias, que já se encontram, todas, residindo no Conjunto Habitacional Prefeito Carlos Emir, Bosque Azul.

Outras ações

A Habitação também realizou cerca de 250 atendimentos individualizados, na secretaria e em campo. Visitas na região serrana para verificação junto às famílias, a fim de dar prosseguimento ou não do processo de aluguéis emergenciais, de acordo com a necessidade, foram algumas ações.

Acompanhamento pós morar no Condomínio Prefeito Carlos Emir, Bosque Azul, que consiste em levantar necessidades e promover junto aos órgãos e concessionárias, o encontro com os moradores, objetivando resolver situações para uma melhor qualidade de vida.

Para a secretária adjunta de Habitação, Tânia Jardim, o trabalho em equipe e o planejamento adequado, são itens primordiais para a finalização que se espera das ações, que enfatiza todos objetivos alcançados.

"Eu e minha equipe já estamos envolvidos e prontos para realizarmos e cumprirmos o que nos foi dado por missão. Tanto na Leocádia quanto na Ajuda e demais compromissos. Nossos profissionais estão atuando com empenho para alcançarmos o principal objetivo na Leocádia, que é exatamente, a urbanização total da Ilha. Quanto as ações de demolição na Ajuda, também registra-se um excelente trabalho em grupo, todas as famílias que estavam em áreas de risco já estão em sua nova residência, garantindo o direito social à moradia, onde profissionais da Habitação acompanham o pós morar, fase atual da proposta, com várias metas já alcançadas", finalizou a secretária.

Busca

Acesso Rápido

Destaque