HPM inaugura primeiro Centro de Telemedicina da América Latina

30/01/2006 20:30:46 - Jornalista: Genimarta Oliveira e Simone Noronha

Numa parceria entre a prefeitura de Macaé, o Hospital Público Municipal (HPM), a empresa Berkeley e o governo britânico, foi inaugurado nesta segunda-feira (30) o Centro de Educação Continuada em Trauma e Telemedicina, o primeiro do gênero da América Latina. O Centro, instalado no HPM, está equipado com tecnologia de ponta e tem o aval do serviço de saúde britânico. O treinamento dos profissionais do HPM começa nesta terça-feira (31), com o curso de atenção a desastres e acidentes com múltiplas vítimas.

“Hoje é um dia que ficará na história de Macaé. A prefeitura investiu US$ 270 mil neste projeto que tem um único objetivo: capacitar ainda mais os nossos profissionais de saúde para salvar vidas”, disse Riverton. Para o prefeito, o novo Centro marca o início de uma nova era. “Macaé agora é a única cidade da América Latina a ter um Centro como este.Trabalhamos para unir ensino, desenvolvimento tecnológico e pesquisas”, afirmou o prefeito.

O vice-prefeito Carlos Augusto de Paula, o Carlão, que também é médico, lembrou que, por Macaé ser o pólo petrolífero da região, Macaé precisa sempre de novos investidores, que sejam parceiros e que ajudem a cidade a levar o desenvolvimento para todos.

O vice-ministro britânico de Comércio e Investimento, Ian Pearson, também participou da inauguração, em seu primeiro dia de visita oficial ao Brasil. “O Brasil é o principal parceiro comercial do Reino Unido na América Latina. Só que essa participação é ainda pequena, de 2%. Vamos trabalhar para fazermos cada vez mais parcerias, como esta que firmamos hoje em Macaé, cidade onde temos um grande número de empresas britânicas. Temos muitos investimentos em tecnologia e queremos fazer este intercâmbio com o Brasil ”, afirmou o vice-ministro, que veio a Macaé acompanhado do embaixador britânico, Peter Collecot e do cônsul Paul Yaghmourian.

De acordo com o diretor superintendente do HPM, Aluízio dos Santos Júnior, o Centro conta com um centro de treinamento robotizado, com quatro andróides, capazes de simular os mais diversos tipos de acidente. “Além disso, o Centro possui duas tendas de descontaminação química e biológica de vítimas e o sistema de telemedicina, que permite atendimento à distância em tempo real”, disse o diretor.

O diretor da Berkeley, Marcelo Glória, explicou que a implantação do Centro de Terinamento é o início para o processo de acreditação internacional do HPM, que deve demorar um ano. “Neste período, o HPM deve preencher alguns quesitos. Todos os profissionais terão que passar de treinamentos, como cursos de queimados e trauma”, comentou. O diretor enfatizou a importância da parceria da prefeitura neste projeto, que custou US$ 277 mil. De acordo com ele, o Centro vai contribuir para o atendimento às plataformas.

- Um minuto após que ao acidente ocorra, um grupo de médicos treinados internacionalmente já estarão dando os primeiros atendimentos médicos à vítima. A maioria das 40 plataformas da Bacia de Campos fica a cerca de 150 quilômetros de distância da costa. Até um helicóptero chegar lá e resgatar a vítima, se perde um tempo precioso. É esta lacuna que queremos preencher, explicou o diretor da Berkeley.

“O HPM marca seu nome da história colocando mais uma vez a vida humana em primeiro lugar. Macaé mais uma vez se torna referência na região”, comentou o deputado estadual Glauco Lopes (PSDB). O ex-prefeito Sílvio Lopes, que idealizou e implantou o HPM, disse que estava feliz por ver que a semente que plantou está dando frutos. “Ver um centro deste gabarito em Macaé é uma demonstração de que a nossa cidade se firma cada vez mais como pólo de desenvolvimento. A atual administração está de parabéns por dar mais esta demonstração de amor à vida”, comentou.

Participaram da inauguração os secretários e presidentes de fundações, coordenadorias e autarquias do governo municipal, além dos vereadores Pedro Reis, Paulo Antunes, Maria Helena Salles, Maxwell Vaz, Jorge Jesus e Alvair Benjamin. Também estiveram presentes representantes da Petrobras, da Firjan, Associação Médica de Macaé e o prefeito de Trajano de Moraes, Sérgio Gomes.