HPM passa por inspeção da Comissão Especial

06/02/2019 15:23:00 - Jornalista: Assessoria do gabinete

Foto: Eduardo Damásio

Agentes da Defesa Civil fizeram o registro fotográfico das condições estruturais de todas as salas da unidade

As duas quadras de estacionamento, as alas internas e o comportamento de descarte de resíduos foram os principais pontos inspecionados na manhã desta quarta-feira (6), no Hospital Público Municipal (HPM), pelos fiscais e agentes das secretarias que compõem a Comissão Especial de Verificação e Vistoria.

Os agentes da Defesa Civil fizeram o registro fotográfico das condições estruturais de todas as salas, desde a enfermaria até a unidade de trauma, percorrendo a ala ambulatorial e os Centros de Terapia Intensivas (CTIs). As imagens serão utilizadas na emissão de laudos e na elaboração de relatórios, que devem gerar notificações a serem cumpridas, dentro do prazo de 180 dias, pela direção do hospital.

Já os fiscais da Vigilância Sanitária e da secretaria municipal de Meio Ambiente vistoriaram os departamentos que armazenam insumos e medicamentos, além da ala externa do hospital, onde são reservados os materiais de descarte, antes de serem recolhidos pelo serviço público, assim como todo o sistema de saneamento.

Os agentes das secretarias de Ordem Pública e de Mobilidade Urbana registraram as demandas da direção do hospital sobre a necessidade de reorganização dos estacionamentos.

Cópias de ofícios já direcionados as duas pastas, solicitando a demarcação de vagas, fixação de placas e até mesmo de cessão de um agente para controlar o fluxo de acesso de veículos ao pátio de desembarque de pacientes, foram entregues aos membros da Comissão. Foi identificada também a necessidade de reforçar a vigilância na área externa do hospital, especialmente no controle dos acessos.

Antes de realizar a vistoria, os agentes se reuniram com o diretor do HPM e secretário adjunto de Alta Complexidade, Dr. Leandro Matos Soares. O prefeito Dr. Aluizio também esteve no encontro.

Após a inspeção, os fiscais e agentes irão apresentar os relatórios em reunião agendada para sexta-feira (8), que marca assim a primeira etapa de trabalho da Comissão Especial, criada pelo prefeito por decreto no último dia 29.

De acordo com a programação de vistorias, determinadas na primeira reunião da Comissão realizada no último dia 30, nesta quinta-feira (7) os agentes e fiscais farão inspeção na Rodoviária de Macaé.


Fotos Relacionadas