HPM reforça importância do aleitamento materno

01/08/2018 17:55:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Ana Chaffin

São registrados, em média, 250 partos mensais no Hospital Público Municipal

"Amamentação é a base da vida". Esse é o tema da nova campanha de aleitamento, que reforça a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças até dois anos e exclusivo até os seis meses de vida, orientação preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A campanha acontece na Semana Mundial da Amamentação (1° a 7 de agosto). Em Macaé, o trabalho de conscientização e orientação é contínuo e conta com equipe multidisciplinar. No Hospital Público de Macaé (HPM) são registrados, em média, 250 partos mensais. A proposta é que todas as crianças nascidas na rede pública municipal tenham alta com aleitamento materno exclusivo.

De acordo com a fonoaudióloga da maternidade do HPM, Marina Gervásio, Macaé realiza trabalho para promoção, proteção e amparo à lactante para que o aleitamento materno seja possível.

"Todas as mães que desejam amamentar, conseguem. Para aquelas que questionam a pouca quantidade de leite, existem estratégias que auxiliam na produção. Costumo dizer que o aleitamento materno é a primeira poupança que a mãe pode fazer para seu filho. Quanto mais tempo as crianças são amamentadas, mais elas adquirem resistência às doenças. A mulher que amamenta também tem benefícios para sua saúde", destacou Marina.

Moradora do Novo Horizonte e mãe de cinco filhos, Geilsa Souza (33) ainda está decidindo, junto com o pai, o nome do mais novo integrante da família. Nascido nesta terça-feira (31) no HPM, com 2,285 kg e 48 cm, o pequeno já conta com o aleitamento materno.

"Amamentei todos os meus filhos, sempre por um período de dois anos. Dificilmente eles ficam doente. Não tenho condições de comprar fórmulas industrializadas e também acho desnecessário, pois o leite materno é saudável e de graça. Meus filhos são perfeitos", pontuou Geilsa, que também é mãe da Eloisa (11), Yana (4), Letícia (3) e Marcos Vinícius (1).

O hospital conta com equipe multiprofissional composta por médicos, fonoaudiólogos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e fisioterapeuta. A equipe auxilia as mamães, por meio de trabalho humanizado, o manejo do aleitamento e da alimentação via oral, a capacitação e educação continuada, além de empatia e acolhimento.

"O aleitamento materno é abordado por todos os profissionais que vão ao leito das pacientes. Mães, pais e familiares são envolvidos nesse tema que tem tanta importância para o crescimento saudável da criança. Não recomendamos o uso de qualquer bico artificial, seja ele de mamadeira, chupeta, entre outros. Fórmulas lácteas infantis são oferecidas a partir de critérios médicos específicos e extremamente necessário", pontuou a fonoaudióloga da maternidade do HPM, acrescentando que as mães também contam com palestras sobre o tema realizadas por acadêmicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A campanha visa incentivar a amamentação materna exclusiva até os seis meses de vida, contribuindo para o desenvolvimento e proteção da criança. Além de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, a amamentação materna também reduz casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.