Ibama e Meio Ambiente definem zonas de amortecimento da Reserva União

23/08/2005 15:50:51 - Jornalista: Marilene Carvalho

O crescimento desordenado que se verifica nas áreas de entorno da Reserva Biológica União (Rebio), tornou necessária a consolidação de zonas de amortecimento para assegurar mecanismos que possam oferecer maior proteção a este importante remanescente de mata atlântica do estado. Com esta finalidade reuniram-se nesta terça-feira, 23, em Macaé, representantes do Ibama, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da MacaéTur, e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), responsável pelo estudo do Plano e Manejo da Rebio.

A Reserva União está distribuída em uma área de 3.126 hectares, cercada pelos municípios de Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e Macaé. Embora o território de Macaé represente apenas 1% de espaço dentro da reserva, é o que tem mais ocupação urbana ao seu redor. A definição geográfica das zonas de amortecimento permitirá a consolidação de normas e diretrizes para o manejo. De antemão, sabe-se que algumas atividades terão que ser paralisadas em áreas de influência da Rebio como, por exemplo, o uso de agrotóxicos nas lavouras.

As propostas para definir as zonas de amortecimento estão sendo discutidas pelo Ibama e a UFRJ, juntamente com os técnicos das secretarias de Meio Ambiente dos três municípios de influência da Rebio. A primeira reunião aconteceu em Rio das Ostras. Em Macaé, o grupo traçou os limites permitidos nesta terça-feira, pela manhã. A próxima reunião da equipe será ainda hoje, em Casimiro de Abreu. Os recursos utilizados no estudo são imagens obtidas por satélite, através do geoprocessamento de dados.