Idosos se divertem em atividades na Rinha das Artes

10/10/2018 17:32:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Bruno Campos

Atividades continuam na próxima quarta-feira (17), na Praia de Imbetiba

A Prefeitura de Macaé promoveu uma tarde de festa cultural e confraternização para 200 idosos no espaço cultural Rinha das Artes, nesta quarta-feira (10). Os organizadores do Centro de Convivência do Idoso (CCI) prepararam atividades para o evento, que celebra o mês do idoso em Macaé. Dentre as ações estiveram apresentação da peça de teatro "Peruca de Esculápia", exibição da banda da Secretaria de Educação, mostra de coreografias de dança sênior e entrega de dez medalhas "Amigo do Idoso", que contemplou pessoas que contribuem com a política do idoso no município.

Segundo a dirigente de dança sênior, Zélia Pizzo, os objetivos dessa atividade cultural são melhorar a qualidade de vida dos idosos, tirando-os do isolamento e incentivando-os a conviver socialmente. São 30 participantes de dança sênior: 12 do CCI e 17 do Grupo da Amizade. "Cadeirantes podem atuar", afirma, contando que a dança sênior teve origem na Alemanha, no ano de 1993.

A medalha Amigo do Idoso existe em Macaé desde 2006. Neste ano contemplou dez homenageados: os conselheiros Leda Moraes, Maria Galiza, Rose Santos, Mônica Gonçalves e Sebastião Piraí. Também houve medalhas para os parceiros: Adeilton Santos, Almir Dariella, Danilo Celli, Rodrigues e Marcelo Monteiro.

O espetáculo de comédia "Peruca de Esculápia" contou para os 200 idosos na Rinha das Artes a história de uma companhia de teatro falida, cujo diretor é estressado. A trama se referiu a uma peruca, que uma das atrizes deixa de herança.

Para a coordenadora do CCI e presidente do Conselho do Idoso de Macaé, Mariléa Ramos, o teatro dá aos idosos melhoria no relacionamento interpessoal e trabalha com a memória, unindo tanto atenção quanto concentração. "Além do mais, as aulas de dramatização colaboram para a respiração e a voz fluírem mais satisfatoriamente, com diminuição da inibição", explica.

Na próxima quarta-feira (17) haverá ações para os idosos na Praia de Imbetiba, das 8h às 12h. A programação começou no início do mês. Será um trabalho em conjunto com as secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Esporte e Educação.


Fotos Relacionadas