II Festival de Literatura & Cultura acontece de 23 a 25

18/10/2019 15:06:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Arquivo Ana Chaffin

Em 2017 a Flicmac aconteceu na Imbetiba

A Secretaria Municipal de Educação realizará o II Festival de Literatura & Cultura de Macaé (FlicMac), de 23 a 25 deste mês (de quarta a sexta-feira), das 8h30 às 20h, na Cidade Universitária, com atrações e reflexões sobre o tema central “Mama África – a Literatura e a Arte como forma de vencer o preconceito”. Todas as escolas públicas e particulares do município foram convidadas para participar do evento e a expectativa é de que pelo menos oito mil pessoas prestigiem o festival, segundo o secretário municipal de Educação, Guto Garcia. Ele informou que atrações especiais serão anunciadas na segunda-feira (21).

A programação é extensa e, nos três dias do festival, haverá atrações simultâneas em seis espaços diferentes: palco, espaço livre, flicmaczinha, café literário, galpão literário e espaço da convivência. O festival é realizado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação de Cultura da Superintendência de Educação Integrada, com a equipe de Janaína Pinheiro, e há atrações em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, como a apresentação da Orquestra Popular Macaense. A entrada é franca, com amplo estacionamento e podem participar pessoas de todas as idades. As atrações vão acontecer no polo universitário que tem acessibilidade por rampas de concreto.

“O FlicMac é uma oportunidade de levarmos literatura e cultura a todas as pessoas no mesmo espaço, cheio de atrações e debates sobre temas importantes, além de programação e conteúdos também para as crianças porque é importante ampliar os conhecimentos desde pequeno. A população terá a oportunidade de conhecer as obras e os autores durante do evento e até bater papo com eles. Convido as crianças, jovens, adultos e idosos para participarem deste festival. Haverá atrações para todas as idades”, destacou o secretário.

O evento reunirá escritores, músicos, contadores de história, palestrantes, dança, apresentação de Jongo, capoeira, exposição de projetos pedagógicos da rede pública municipal de ensino, lançamento de livros, bate-papo e autógrafos com autores. Haverá, ainda, exposição de fotografias e de desenhos e oficinas de turbantes. O I Festival foi realizado em novembro de 2017, na Praia de Imbetiba.

A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros, em frente ao Shopping Plaza Macaé.